Nesta segunda-feira (28), Portugal ganhou do Uruguai por 2 x 0 no Lusail Stadium. Apesar da vitória e da classificação antecipada, Nuno Mendes precisou ser substituído aos 42 minutos do primeiro tempo.
O lateral-esquerdo sofre com problemas físicos desde o início da Copa do Mundo. Na primeira partida, contra a Gana, Nuno não esteve no elenco titular e contra o Uruguai, demonstrou ser uma preocupação para Fernando Santos. O jogador de apenas 20 saiu chorando de campo após sentir desconforto físico e corre o risco de ficar de fora de seu primeiro Mundial.
Com apenas 19 anos, em 2021, o lateral foi contratado pelo Paris Saint-Germain por 40 milhões de euros. Antes, atuava no Sporting, de Portugal, onde se destacou e chamou a atenção do clube francês.
Noite mágica para Bruno Fernandes na vitória de Portugal
Apesar da lesão de Nuno Mendes, Portugal venceu de 2 x 0 do Uruguai, confirmando sua ida para as oitavas de final da Copa. Os dois gols foram marcados por Bruno Fernandes, meio-campista do Manchester United.
O primeiro gol português gerou até muita discussão quando Bruno cruzou para o meio da área do Uruguai, e Cristiano Ronaldo tentou cabecear a bola que foi para os fundo das redes. No entanto, a FIFA confirmou que o CR7 não encostou na bola e o gol foi dado para Bruno Fernandes. Mais tarde, o meia marcou o segundo gol em uma cobrança de pênalti, após um toque de mão do zagueiro do Uruguai.
Nesse sentido, após a partida, o jogador do United disse que pareceu que Cristiano encostou na bola.
“Parecia gol do Cristiano, parecia que ele tocou na bola. O objetivo era o cruzamento. Cristiano é mais avançado, que procura os gols. Mas o importante é o objetivo concluído, que era estar na próxima fase”, disse Bruno.
Ele ainda enfatizou que o mais importante foi a classificação da equipe portuguesa para as oitavas de final: “é pouco interessante neste momento pensar de quem foi o gol. No momento a sensação foi de que o Cristiano tocou na bola. Mas o importante é que conseguimos a qualificação para a próxima fase e uma vitória contra um adversário muito difícil.”
Dessa forma, a Seleção de Portugal está na liderança do Grupo H com seis pontos e na próxima sexta-feira (2), às 12h, horário de Brasília, enfrenta a Coreia do Sul. E tem a chance de garantir a classificação para a próxima fase da competição em primeiro lugar.
A Seleção de Gana está em segundo no grupo com três pontos, e enfrenta o Uruguai no mesmo horário, e precisa de pelo menos do empate para garantir a vaga para as oitavas de final.
𝗧𝗵𝗲 𝗕𝗲𝗮𝘂𝘁𝗶𝗳𝘂𝗹 𝗚𝗮𝗺𝗲. 😌⚽ #VesteABandeira #WearTheFlag #FIFAWorldCup
🇵🇹 2-0 🇺🇾 pic.twitter.com/CfNAzQ4dVb
— Portugal (@selecaoportugal) November 28, 2022