Acabaram-se as férias e finalmente, para nós torcedores, é hora de ver como estão se preparando os times do Brasil para a temporada 2018. Eu já falei aqui da \.
Mas antes de mais nada, é preciso entender como funciona o Campeonato Carioca.
Como funciona o Campeonato Carioca?
A competição começa com uma fase preliminar envolvendo seis clubes do interior. Neste ano jogaram Cabofriense, Bonsucesso, Macaé, Goytacaz, Resende e America-RJ. Os clubes se enfrentam entre si e os dois melhores se classificam – enquanto os dois piores são rebaixados.
Depois disso começa a Taça Guanabara, englobando dois grupos com cinco times em cada. Neste momento os quatro grandes já estão na disputa. Na chave deste ano, Flamengo e Vasco estão no Grupo B junto de Bangu, Nova Iguaçu e Volta Redonda. Já Botafogo e Fluminense estão no Grupo C, onde também estão Boavista, Madureira e Portuguesa-RJ.
A primeira fase da Taça Guanabara é classificatória; os times se enfrentam dentro das chaves. Terminada esta etapa, o melhor time de cada grupo pega o segundo do outro. Os vencedores se enfrentam na final da Taça Guanabara.
Depois começa a Taça Rio – em que as mesmas chaves agora enfrentam os componentes da outra chave. Novamente os melhores se enfrentam até sair o campeão da Taça Rio.
Começa então a semifinal do Campeonato Carioca, quando o campeão enfrenta a melhor campanha da Taça Guanabara e o campeão enfrenta a melhor campanha da Taça Rio. Os vencedores se enfrentam na grande final do “Cariocão”.
Quais são as notícias vindas dos principais clubes do estado?
Flamengo
O saldo de 2017 não foi legal para os lados do Flamengo. O time do início do ano com nomes de peso, como Everton Ribeiro, Diego, Guerrero, Conca e o Goleiro Diego Alves, não conseguiu mais que o título carioca e uma vaga na Libertadores da América de 2018. E não faltaram oportunidades, afinal, o Flamengo perdeu a final da Copa do Brasil para o Cruzeiro e perdeu a Final da Copa Sul-Americana para o Independiente.
Com a chegada de um novo ano, o clube tenta melhorar o plantel, mas antes precisa manter o técnico Reinaldo Rueda – o comandante está para acertar como novo treinador do Chile, mas o negócio ainda não está concluído. Enquanto isso, o Flamengo trabalha com um nome para substituir o treinador; por isso, Paulo César Carpegiani está em uma espécie de “sobreaviso”, caso Rueda saia.
Hoje pela manhã o treinador Rueda chegou ao Rio para conversar com a direção do Fla e comunicar a sua decisão final.
Falando de jogadores, a direção acertou o empréstimo de nove atletas para tentar aliviar as contas mensais. Também foi definido o futuro de Márcio Araújo – jogador que enfrentou tempos difíceis com a torcida rubro-negra nos últimos anos. Ele vai disputar a Libertadores da América pela Chapecoense; assinou contrato de dois anos.
Em busca de reforços pontuais para a temporada, o Flamengo tenta a contratação de Walace (ex-Grêmio) por empréstimo junto ao Hamburgo da Alemanha. O clube alemão, no entanto, só aceita negociar o volante em definitivo – quer recuperar os 10 milhões de Euros investidos junto ao Grêmio no começo do ano passado.
É provável que o Hamburgo faça jogo duro enquanto Atlético-MG e outros clubes também queiram contar com o jogador. As negociações seguem sem data para o fim.
O Flamengo ainda acompanha as situações do zagueiro Pablo, o lateral Zeca, do atacante Marlos Moreno e também do atacante Yago, do Vitória. Este último o menos badalado, mas que se destacou durante o Brasileirão 2017.
A estréia do Flamengo na Taça Guanabara será dia 17/01 contra o Volta Redonda.
Botafogo
O ano do Botafogo começou com um tremendo baque; o técnico Jair Ventura aceitou proposta para treinar o Santos e teve sua multa rescisória de 700 mil reais paga pelos paulistas. Felipe Conceição foi anunciado e já começou os trabalhos no comando do time na pré-temporada.
Além do treinador, o Botafogo perdeu o volante Bruno Silva – um dos melhores jogadores da temporada – para o Cruzeiro, o zagueiro Emerson Santos rumou ao Palmeiras e o atacante Roger foi para o Internacional.
Para reforçar o elenco, a direção aposta na contratação do atacante Rony, atualmente no Albirex, mas pertencente ao Cruzeiro. Esperava-se que o acerto de Bruno Silva com o time mineiro facilitaria a vinda do atacante para o RJ, no entanto, segundo o empresário do jogador, o Botafogo enviou uma contraproposta com valores inferiores aos acordados anteriormente. Desta forma o negócio pode não dar certo.
Negócio por Rony pode melar
A estreia do Botafogo no Taça Guanabara será no dia 16/01 contra a Portuguesa-RJ.
Fluminense
Dores de cabeça também são sentidas no Fluminense. Nas laranjeiras o problema maior não é o treinador e sim um dos principais jogadores da equipe, Gustavo Scarpa. O Jogador ainda não se reapresentou para a temporada, cobra na justiça salários atrasados e direitos de imagem.
Para piorar a situação, o Fluminense pagou uma parte da dívida com Scarpa para evitar as visitas ao tribunal e acabou gerando uma tremendo desconforto junto aos outros jogadores, também lesados pelos atrasos.
Jogadores correm no gramado nos primeiros treinos da temporada
Quanto às negociações, Henrique Dourado é o grande alvo de clubes como Bahia, Lucas a do Vitória.
Ceifador pode deixar o Flu
Para reposição dos vários nomes deixando o clube, o Flu contratou o volante Jadson, da Ponte Preta, o lateral Gilberto e negocia com Leo Príncipe e Giovanni Augusto, do Corinthians.
O Flu estreia na Taça Guanabara no próximo dia 17/01 contra o Boa Vista.
Vasco
O Vasco – para não perder o drama no início de cada parágrafo – enfrenta uma batalha extra-campo com a eleição presidencial, mas segue trabalhando para tentar montar um grupo forte na temporada. E Philippe Coutinho pode ajudar nesta formação, afinal, como clube formador do jogador, a transferência de Coutinho para o Barcelona vai render cerca de R$ 15 milhões.
O clube teve a reapresentação de Anderson Martins e Nenê para os trabalhos da pré-temporada. Quem também está feliz foi o recém contratado Rildo – ele disse que não pensou duas vezes ao saber do interesse do Vasco.
“Nem pensei duas vezes” disse Rildo ao saber do interesse do Vasco
Quem chegou também foi o meia Thiago Galhardo e o zagueiro Luiz Gustavo e o volante Desábato. Em contrapartida, o Vasco perdeu Eder Luis, Lucas Rocha, Gilberto, William Barbio e o Goleiro Jordi.
O Vasco estreia na Taça Guanabara no próximo dia 18/01 contra o Bangu.
Quem será o Campeão Carioca em 2018? Deixe seu comentário.