Histórias da Copa do Mundo: o telegrama “Vencer ou morrer” de Mussolini para a seleção italiana de 1938

Se você já teve algumas aulas de história no passado, há uma boa chance de ter ouvido falar de Mussolini. Ele era uma figura de grande importância na Itália nos anos 20, 30 e 40, embora obviamente não fosse muito popular entre as massas. Para lhe dar um pouco de informação sobre este homem, Mussolini foi o primeiro-ministro da Itália de 1922 a 1943. Ele governou o país como uma ditadura durante esses tempos, e muitos o consideram como o fundador do fascismo italiano.

Seleção Itália 1938
Gino COLAUSSI, Alfredo FONI, Giuseppe MEAZZA, Ugo LOCATELLI, Amedeo BIAVATI, Giovanni FERRARI e Pietro RAVA. Seleção da Itália na Copa do Mundo de 1938 em 5 de  junho de 1938.
Foto: Icon Sport

Como você também deve se lembrar, Mussolini foi o chefe da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, e muitas de suas ideologias políticas se alinharam com as de Adolf Hitler. Então, dizer seria eufemismo dizer que o homem era não apenas só contundente, como extremamente aterrorizante. Mas o que tudo isso tem a ver com o suposto telegrama emitido aos jogadores italianos durante a Copa do Mundo de 1938? Isso é o que vamos te contar a seguir!

Para entender como esse conto lendário surgiu, você precisava entender quem era o homem por trás dele. Agora que você tem uma visão geral de Mussolini, suas ideias políticas e sua abordagem pelo poder em geral, é hora de discutir o famoso telegrama. Acredite – esta é uma história que você não vai querer pular.

O colapso deste conto lendário

O ano era 1938, e as tensões políticas na Europa estavam praticamente no ponto de ruptura. Mussolini causava a miséria e o sofrimento de muitos italianos na época,ocupando a posição de um dos ditadores mais temíveis do mundo. No entanto, havia uma luz no final do túnel para os italianos, algo que poderia dar um pouco de felicidade. Estamos falando da Copa do Mundo de 1938.  O futebol era absolutamente enorme para os italianos naquela época, e a Copa do Mundo foi algo que criou orgulho nacional – apesar do regime de Mussolini.

Então, novamente, o futebol ainda é extremamente importante para os italianos! De qualquer forma, este foi, na verdade, apenas o terceiro evento da Copa do Mundo, já que a competição foi estabelecida em 1930. E como você pode ou não saber, a Itália conseguiu vencer a Copa do Mundo de 1934. Então eles eram os campeões que retornavam e também eram favoritos para conquistar outra Copa do Mundo em 1938. O torneio em si foi disputado como um evento eliminatório direto, e foi disputado na França. A Itália era realmente a favorita do torneio, e parece que Mussolini não apenas “gostaria” de conquistar outro título, mas via isto como uma obrigação.

Segundo a lenda, antes da final em que a Itália jogaria contra a Hungria, Mussolini enviou um telegrama ao time. Podemos imaginar que os jogadores que já estavam nervosos por jogar uma final de Copa do Mundo, ficaram ainda mais ansiosos após o telegrama. A mensagem dizia “Vencer ou Morrer”, claro, isso não é algo que você receberia tranquilamente tratando-se de um dos ditadores mais temidos do mundo.

Embora este seja o conto oficial, quais partes são verdadeiras e quais são ficção?

Fatos por trás da história

É sempre difícil distinguir entre fatos e ficção em contos que datam de mais de 80 anos atrás. No entanto, existem fontes substanciais que sustentam que esse evento de fato ocorreu. Além disso há confirmações de vários outros detalhes interessantes. Vamos discuti-los agora.

Um telegrama de Mussolini foi entregue

Vamos tirar o detalhe mais importante da história do caminho, para começar. Como você pode ver, a história de que Mussolini enviou um telegrama para a equipe é de fato verdadeira. O telegrama foi entregue e lido para os jogadores antes de saírem para jogar contra a Hungria na final da Copa do Mundo de 1938. No entanto, não está claro onde eles realmente receberam o telegrama. Não sabemos ao certo se o telegrama foi entregue no hotel, durante o treino, ou se foi entregue no vestiário pouco antes do jogo.

Mas independentemente do momento e local da entrega, podemos confirmar que este famoso telegrama foi enviado pelo ditador italiano. Portanto, a lenda geral deste conto é verdadeira, mas esse é um fator importante.

O telegrama dizia ‘Vencer ou morrer'

Estabelecemos que o telegrama foi enviado por Mussolini neste momento, mas, como afirmado, esta é apenas uma parte da história. E a outra parte da história é sem dúvida mais importante que a primeira. O telegrama de fato tinha as palavras “vencer ou morrer” escritas nele? Analisamos todos os tipos de fontes para obter a resposta mais precisa aqui, e nossos esforços de pesquisa continuaram fornecendo a mesma resposta – sim! O telegrama de fato continha a mensagem de “vencer ou morrer”, então os jogadores estavam plenamente conscientes do que Mussolini pensava sobre o resultado do jogo antes de ser jogado.

Uma coisa é certa, não gostaríamos de estar no lugar daqueles caras antes de entrarem em campo para a final.

Os jogadores internacionais da Itália estavam intimamente associados ao ditador

Para confirmar mais uma vez, Mussolini foi o responsável pelo regime fascista na Itália naqueles dias. Ele era praticamente a imagem do fascismo, mas para reunir qualquer tipo de apoio ao fascismo na Itália, ele precisava ter um meio de propaganda e apoio subsequente. A seleção italiana serviu para este papel como uma parte importante de sua campanha de propaganda. É possível dizer que os jogadores já estavam muito familiarizados com Mussolini na época, e até fizeram gestos de apoio ao fascismo durante jogos e entrevistas.

Seleção Italia 1938
Seleção da Itália em fila fazendo a saudação fascista antes do início da partida contra a França que aconteceu em Paris em 1938.
foto: Icon Sport

Os jogadores até usavam braçadeiras pretas como símbolo de apoio a Mussolini e seu regime fascista. Claro, isso soa absolutamente ofensivo nos dias de hoje, mas foi exatamente assim que funcionou para a Itália em 1938.

Mitos que cercam a história

Por mais que essa história seja verdadeira, há coisas sutis para prestar atenção para realmente entender o que aconteceu em 1938. Por essa razão, também analisamos quais partes dessa história foram enfatizadas para – efeito dramático – e quais partes foram difundidas em mitos épicos. Estes são discutidos abaixo:

O significado de “vencer ou morrer”

Quando você olha para o significado de ‘vencer ou morrer’ em outros idiomas, há uma conclusão literal, ou seja, são duas opções. Ou você ganha o próximo jogo e entrega o orgulho nacional pela Itália, ou enfrenta a morte se falhar. Isso deu origem à lenda do telegrama ‘vencer ou morrer' em primeiro lugar, mas há um problema aqui. Toda a ameaça à seleção italiana foi amplamente exagerada por causa da tradução.

Em italiano, o termo de onde vem esta tradução é ‘Vincere o Morire’. E sim, a tradução literal é ‘vencer ou morrer'. Mas é aqui que o contexto entra em cena – na verdade, esse era um termo muito comum usado na Itália na época. Para os italianos, o significado não tinha o mesmo contexto de quando traduzido. Em vez disso, é mais uma descrição de “Faça certo ou vá embora”. Então, talvez o equivalente moderno em Português seria ‘é tudo ou nada’.

As reais intenções de Mussolini para o telegrama

Acompanhando de perto a tradução do telegrama e o contexto subsequente, há algo mais a ser abordado. Em uma tradução literal, parece que Mussolini estava ameaçando de morte os jogadores se eles não conseguissem vencer a final. No entanto, os especialistas duvidam muito se essa era sua intenção com o telegrama. Usando a frase popular de ‘vencer ou perder' na época, muitos acreditam que Mussolini estava simplesmente usando o telegrama para inspirar seus jogadores e motivá-los a conquistar a vitória.

Seleção Itália 1938
Time da Itália celebra  vitória durante a Copa do Mundo em 1938 na França. Foto:Icon Sport

Para ser perfeitamente honesto, também concordamos com as opiniões do especialista sobre isso. Se você considerar que os jogadores foram imensamente importantes para Mussolini e sua propaganda na época, qual seria o sentido de ele matá-los caso perdessem? A matemática simplesmente não bate, o que coloca uma conclusão interessante sobre este conto.

A história do telegrama é verdadeira ou falsa?

Por causa de tudo o que discutimos acima, não há realmente uma resposta correta para a pergunta. Por um lado, a resposta seria sim, pois Mussolini enviou um telegrama aos jogadores com essas palavras. Mas, por outro lado, a ideia de que Mussolini ameaçou a equipe de morte caso eles perdessem foi radicalmente exagerada. Então, novamente – esta é a base de todos os contos lendários até certo ponto.

Então, se chegarmos a uma conclusão para esta história, certamente aconteceu, mas o impacto pretendido do telegrama não era fazer os jogadores temerem por suas vidas. Na verdade, foi para estimulá-los a vencer a Copa do Mundo de 1938, o que eles fizeram.

 

 

Juliano Garcia Juliano Garcia

Apaixonado por esporte, sou um dos criadores do Minha Torcida.

[blocksy_breadcrumbs]