Odair Hellmann destaca importância do Paulistão 2023 para o Santos

O Santos empatou com o São Bernardo por 1 x 1, no domingo (22), pela terceira rodada do Campeonato Paulista 2023, com um gol contra aos 44′ do segundo tempo. Segundo o técnico Odair Hellmann o time vem enfrentando dificuldades nesse início de competição, saindo atrás no placar, o que faz com que aspectos físicos e psicológicos tenham que ser melhor trabalhados pela comissão técnica nos intervalos das partidas.

“Acho que no segundo tempo conseguimos colocar a bola no chão, ser mais assertivo nos passes, ter o controle do jogo, das ações e produzir mais situações para que a gente pudesse empatar e até ganhar o jogo. A gente fez um gol que foi anulado e teve um pênalti. Como é um trabalho novo a gente tem muita coisa a corrigir e evoluir em alguns aspectos para se tornar uma equipe sólida coletivamente para que as individualidades possam aparecer”.

Mesmo diante dessas dificuldades, Hellmann destacou a importância da equipe se sair bem no Paulistão tendo em vista o processo de reestruturação que Santos vem passando há dois anos.

“O Paulistão vale mais para o Santos porque estamos em fase de reconstrução. Faz dois anos que o clube se estruturou financeiramente para dar uma melhor estrutura a todos os profissionais que estão aqui. Mas tecnicamente não se conseguiu resultado. Certamente qualquer oscilação no processo inicial gera uma desconfiança. Nós não podemos deixar entrar essa desconfiança, não podemos trabalhar com ela. Temos que trabalhar com um ano novo. Um novo trabalho. Um novo ciclo”.

Reestruturação do Santos

Desde 2020 quando entrou em campo pela final da Libertadores contra o Palmeiras, o futebol do Santos não foi mais o mesmo. Lutou contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e no Paulista nas duas temporadas seguintes. Na Libertadores de 2021 foi eliminado ainda na fase de grupos, o que não ocorrida desde 1984.

Essas dificuldades em campo podem ser entendidas a partir de uma política de reestruturação para que a situação econômica da instituição não piorasse mais ainda nos anos seguintes. Uma das primeiras ações da nova diretoria presidida por Andres Rueda foi trabalhar para que a equipe não sofresse o “transfer ban”. Trata-se de uma punição imposta pela Fifa aos clubes pelo não pagamento em negociações internacionais.

Os salários de jogadores, comissão técnica e funcionários do clube também foram colocados em dia. Destaque para as ações de marketing que melhoraram a arrecadação do clube ainda ao final da temporada 2021.

O clube iniciou 2023 querendo dar a volta por cima. A chegada do coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão é uma das formas que os dirigentes santistas encontraram para a equipe retomar as vitórias em campo. Com uma média de um técnico a cada cinco meses nos últimos dois anos, o clube busca uma temporada com uma comissão técnica estável com Odair Hellmann à frente do comando do futebol.

J. A. J. A.

Consumidor do jornalismo esportivo desde os anos 1980 quando conheci a revista Placar e vi pela primeira vez a Copa de 86. De lá para cá acompanhei campeonatos regionais, nacionais e sul-americanos, vendo ao vivo, nas madrugadas de dezembro na Band, os dois mundiais do São Paulo F.C. e a diversidade dos jogos olímpicos. E como não falar das resenhas esportivas de domingo à noite!

[blocksy_breadcrumbs]