Após definir saídas, o São Paulo.
Após encaminhar a venda de Vanderson ao Monaco, o Grêmio já busca reposições para o setor. Rafinha não teve seu contrato renovado, e por isso, o único jogador disponível para a posição é o jovem Felipe Albuquerque, que em 2021 atuou pela Ponte Preta por empréstimo. Sendo assim, Orejuela chega para ser o titular absoluto da posição.
Orejuela volta ao Grêmio por empréstimo novamente
Assim como em 2020, Orejuela desembarca em Porto Alegre por empréstimo. Agora, o colombiano será repassado ao tricolor gaúcho até dezembro de 2022 e em troca, um pedido do técnico Rogerio Ceni será atendido: O meia-atacante Alisson, que está na lista de saídas do Grêmio.
Por ser rebaixado, o Grêmio busca gastar o menos possível com valores, enquanto o São Paulo vive a pior crise financeira de sua história. Por isso, os 2 empréstimos serão sem custos, e dentro do patamar salarial das equipes.
Entretanto, é necessário dizer que as negociações são independentes, ou seja, não existem vínculo.
Alisson pode ser emprestado ao São Paulo no mesmo período, ou seja, ficará no Morumbi pelo menos até dezembro de 2022. Seu contrato com o Grêmio é até o fim de 2023. Orejuela, por sua vez, pertence ao São Paulo até março de 2025.
Alto valor pago pelo São Paulo difultou venda ao Grêmio
Dentro do cenário esportivo e financeiro de Grêmio e São Paulo, o único cenário possível para a chegada do colombiano em Porto Alegre é por empréstimo. Vale lembrar que o tricolor paulista pagou 2 milhões de euros (R$12,8 milhões na cotação atual) ao Cruzeiro por sua contratação. Por isso, o empréstimo foi a melhor opção e uma compra sequer foi cogitada.
Orejuela tem 26 anos de idade e foi revelado pelo Deportivo Cali, da Colômbia. Após pouco tempo como profissional, foi negociado com o Ajax, e desembarcou no Brasil para atuar no Cruzeiro, em 2019. Em 2021, Orejuela disputou apenas 15 partidas, com 1 gol marcado e 1 assistência.