A Libertadores da América é certamente a mais importante competição do ano para os clubes sulamericanos. Planejamentos inteiros estabelecem a copa como centro das atenções. Além da Argentina, o Brasil é um dos mais presentes e também dos mais vitoriosos. Mas no jogo a jogo, considerando todas as edições da Libertadores, quais são os clubes que mais venceram partidas?
Conteúdo
Bolívar
Jogos disputados: 223
Vitórias: 88
O Club Bolívar é um tradicional clube boliviano de futebol, rival do The Strongest. O clube foi formado em 1925, já venceu o campeonato de seu país 21 vezes mas nunca venceu a Libertadores. A melhor campanha internacional do Bolívar foi um 2º na Copa Sulamericana – 2004 e o 4º lugar na Libertadores 2014.
Naquele ano o Bolívar foi humilhado na partida de ida das Semifinais (5-0), na casa do adversário, o San Lorenzo – que posteriormente seria o campeão. No jogo da volta o Bolívar ainda conseguiu um resultado positivo, mas insuficiente para passar adiante.
América de Cali
Jogos disputados: 196
Vitórias: 89
O Sociedad Anónima Deportiva América S.A., conhecido por América de Cali, foi fundado em 1927. Seu maior adversário é o Deportivo Cali, da mesma cidade. No Campeonato Colombiano o América de Cali já ergueu a taça 13 vezes. Tendo disputado 196 partidas e vencido 89, o Clube já “bateu na trave” em quatro vezes – sua melhor campanha recente ocorreu em 2004, quando ficou com o 4º lugar.
Colo Colo
Jogos disputados: 225
Vitórias: 90
Um dos grandes representantes do futebol Chileno, o Colo Colo já venceu o Campeonato nacional em 31 oportunidades desde sua fundação, há 92 anos. Quando venceu a Libertadores pela primeira e única vez, em 1991, o Colo Colo se classificou em primeiro de seu grupo, junto da LDU. Nas fases seguintes, eliminou o “Universitários”, o Nacional do Uruguai, Boca Juniors e na final o Olimpia, do Paraguai. Na edição da Copa, o Colo Colo mostrou força em casa.
São Paulo
Jogos disputados: 181
Vitórias: 90
O único representante brasileiro nesta lista, o São Paulo Futebol Clube ‘da libertadores’ é muito diferente daquele que temos visto no Campeonato Brasileiro de 2017. A história do São Paulo é riquíssima com seis títulos do Brasileirão, uma Copa Sulamericana, e três Libertadores da América (92, 93 e 2005).
Na campanha de 2005, o São Paulo desbancou Palmeiras, Tigres, River Plate e fez a final brasileira contra o Atlético Paranaense. Na final do Mundial Interclubes, em dezembro daquele mesmo ano, o São Paulo venceu o incrível Liverpool (que na época era um dos melhores times do mundo).
Cerro Porteño
Jogos disputados: 287
Vitórias: 102
O clube de 104 anos é muito tradicional na Libertadores. No Paraguai o Cerro Porteño já levantou a taça 31 vezes. Pela Libertadores a melhor posição do Cerro foi o 4º lugar (semifinal) em seis oportunidades.
Olímpia
Jogos disputados: 292
Vitórias: 115
O Club Olímpia é um tradicional clube do futebol paraguaio – já conquistou 40 títulos nacionais. Na Libertadores o Olímpia já ergueu a taça três vezes; a última em 2002. Nesta edição, o Olímpia se classificou em último entre os primeiros do grupo, com apenas a oitava melhor campanha. O crescimento veio na fase dos mata-matas quando eliminou o Cobreloa, Boca Juniors, Grêmio e na final o São Caetano.
Boca Juniors
Jogos disputados: 262
Vitórias: 140
Sem dúvidas o clube mais temido da Libertadores, o Boca Juniors já estragou a felicidade de muitos times brasileiros. Na Argentina, o Boca disputa pau a pau as melhores campanhas junto do River Plate – por lá são 32 títulos nacionais. No entanto, quando o assunto é Libertadores, o Boca ‘manda lembranças'. O último dos seis títulos ocorreu em 2007; na campanha o Boca eliminou Velez Sársfield, Libertad, Cúcuta e a final fez o “crime” diante do Grêmio.
Club Nacional de Football
Jogos disputados: 367
Vitórias: 154
Um dos maiores representantes do futebol uruguaio (com 46 títulos nacionais), o Nacional ocupa a terceira posição no ranking de clubes com mais vitórias na Libertadores. Porém, quando o assunto é título, o Nacional venceu ‘apenas’ três vezes.
Peñarol
Jogos disputados: 351
Vitórias: 155
Clube de 125 anos e mais de 300 partidas disputadas pela competição continental, o Penãrol tem em seu currículo 50 títulos nacionais e cinco Libertadores. Apesar de Copeiro, o último título veio somente em 1987. Na época a final era disputada ainda em três partidas.
River Plate
Jogos disputados: 320
Vitórias: 157
O River Plate é o clube que mais venceu partidas em Libertadores da América, são 157 resultados positivos em 320 jogos disputados. Você sabe bem que nem sempre as vitórias significam títulos, já que a Copa possui uma série de regras que pode dar a classificação para o time que fizer mais gols fora de casa, por exemplo. O River possui três taças da competição, a última delas muito recente, em 2015 – quando o clube praticamente renasceu depois de amargar uma queda para a segunda divisão argentina. Na campanha de 2015, o River eliminou o seu maior rival Boca Juniors, o Cruzeiro, o Guaraní do Paraguai e na final, derrotou o Tigres, do México.
Brasileiros
O único na lista atual dos “top 10” é o São Paulo, com 90 vitórias na história da competição. Dentre os demais clubes brasileiros, alguns podem aparecer nesta lista muito em breve. O Cruzeiro, por exemplo, tem 148 jogos pela libertadores e soma 86 vitórias – apenas 2 atrás do Bolívar, o 10º da lista. Já Palmeiras e Grêmio têm números idênticos no campeonato – são 83 vitórias cada em 162 jogos. O clube gaúcho ainda pode subir na lista, pois segue na atual edição de 2017, quando enfrenta o Botafogo pelas quartas de final.
Além destes, o Flamengo soma 107 jogos com 57 partidas vencidas.
Gostou do post? Dá para ter uma ideia de quais são os clubes com mais presenças na Copa Libertadores da América?
Deixe o seu comentário.