Que o Real Madrid é sem dúvidas um dos maiores clubes mundiais de futebol, se não o maior de todos, isso já sabemos e em cima disso amigo leitor do Minha Torcida, você saberia me dizer quais foram os maiores treinadores da história do clube merengue? Se não souber responder essa pergunta, fique tranquilo, pois iremos respondê-la a você.
A lista de treinadores do Real Madrid Club de Fútbol é vasta e conta com pelo menos 19 treinadores de nacionalidades diferentes, contendo espanhóis, portugueses, italianos, chilenos, uruguaios, argentinos e até mesmo um brasileiro. No entanto, o primeiro treinador da história do clube foi um Irlandês – Arthur Johnson, que também foi um dos fundadores e diretor do Real Madrid, que ao lado de Adolfo Meléndez, foram os que mais estiveram à frente do comando técnico da equipe madrileña.
Porém, não foram os bem mais sucedidos nesta função, e é sobre esses que iremos comentar aqui para nossos amigos leitores neste artigo, acompanhem conosco.
Você pode estar pensando que entre todos os comandantes técnicos ou treinador mais bem sucedido a frente do time merengue, tenha sido Zinedine Zidane, mas posso afirmar para você que não, ele está sim na lista dos cinco melhores treinadores do clube que iremos logo mais trazer aqui nesta matéria, mas o maior de todos se chama: Miguel Muñoz e é com ele que começaremos a contar essa história; confira abaixo:
Conteúdo
Os cinco maiores treinadores do Real Madrid
1 – Miguel Muñoz
Espanhol de origem, o profissional aqui em questão comandou o time merengue entre o dia 21 de fevereiro de 1959 a 13 de abril de 1959 (isso em sua primeira passagem pelo clube) na segunda e vitoriosa volta ao Santiago Bernabéu, Muñoz comandou os “blancos” entre 13 de abril de 1960 a 15 de janeiros de 1974, onde conquistou os seguintes títulos: 9 LaLiga, 2 Copa do Rei, 2 Champions League e 1 Copa Intercontinental (hoje substituído pelo Mundial de Clubes da FIFA).
2 – Zinedine Zidane
O atual técnico do Real Madrid conta com duas passagens pelo clube, a primeira entre 4 de janeiros de 2016 a 31 de maio de 2018 (a passagem vitoriosa) e a segunda que ainda está contando, iniciou em 11 de março de 2019. Durante o período de sua primeira passagem pelo clube, o técnico de origem francesa ajudou os “merengues” a conquistarem os seguintes títulos: 1 LaLiga, 1 Supercopa da Espanha, 3 Champions League, 2 Supercopa da UEFA e 2 Copas do Mundo da FIFA e nesta última conquistou 1 Supercopa da Espanha.
3 – Vicente del Bosque
Um dos treinadores mais renomado da Espanha esteve à frente do Real Madrid entre 17 de novembro de 1999 a 23 de junho de 2003, onde levou o clube a conquistar 7 títulos: 2 LaLiga, 1 Supercopa da Espanha, 2 Champions League, 1 Supercopa da UEFA e 1 Copa Intercontinental.
4 – Carlo Ancelotti
Não poderia faltar ele, o italiano que comandou o Real Madrid de Ronaldo (Fenômeno) entre os dias 25 de junho de 2013 a 25 de maio de 2015. Um dos comandantes técnicos mais polêmicos do mundo e da história do Real Madrid e que não conquistou nenhuma LaLiga pelos “blancos”, mas ajudou o clube espanhol a conquistar 4 títulos, entre esses: 1 Copa do Rei, 1 Champions League, 1 Supercopa da UEFA e 1 Copa do Mundo de Clubes.
5 – Leo Beenhakker
Em nossos estudos a respeito do assunto, Leo Beenhakker merece estar entre os cinco melhores comandantes técnicos do Real Madrid. A frente da equipe entre 1º de julho de 1986 a 30 de junho de 1989, o técnico de origem holandesa levou o clube merengue a cinco conquista, entre elas as seguintes: 3 LaLiga, 1 Copa do Rei e 2 Supercopa da Espanha.
Brasileiro
O técnico brasileiro que comandou o Real Madrid foi Vanderlei Luxemburgo, que esteve a frente do time espanhol entre os dias 30 de dezembro de 2004 a 4 de dezembro de 2005, com um aproveitamento de 62,2%, em 45 jogos – 28 vitórias, 7 empates e 10 derrotas.