Nesta sexta-feira (20), foi decretada a prisão preventiva de Daniel Alves pela justiça espanhola por abusar sexualmente uma mulher de 23 anos. Infelizmente, esse não é o primeiro caso de violência sexual que jogadores, ou ex-jogadores brasileiros são acusados. Os casos aconteceram em épocas diferentes e tiveram desfechos variados. Você vai conhecer um pouco sobre essas histórias, que envolveram até grandes estrelas mundiais.
Conteúdo
Jogadores brasileiros acusados de violência sexual
Cuca foi acusado de estupro na Suíça
O caso do, hoje treinador, Cuca, aconteceu em 1987, quando ainda era jogador do Grêmio. Ele e mais três companheiros de equipe foram acusados de estuprar uma menina de 13 anos chamada Sandra Pfäffli, em uma excursão do clube pela Suíça. Os jogadores chegaram a ficar 30 dias presos, mas conseguiram retornar ao Brasil, quando foram condenados a 15 meses de prisão, a pena só poderia ser cumprida em solo suíço. Após 15 anos, o crime prescreveu e eles podem pisar novamente no país, se necessário.
Robinho condenado por agressão sexual em grupo
Mais um brasileiro envolvido em um caso de violência sexual é o ex-jogador Robinho. Jogador que defendeu a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo, foi condenado por praticar violência sexual em grupo (ele e mais cinco amigos), contra uma mulher albanesa, em Milão, na Itália, em 2013. O ex-jogador foi condenado em última instância na justiça italiana, a nove anos de prisão e hoje é considerado um foragido, por isso, não pode deixar o Brasil, pois pode ser preso.
Neymar Jr. foi acusado de estupro em 2019
Em maio de 2019, Najila Trindade acusou Neymar de estupro e ainda expôs conversas íntimas dos dois. A mulher disse que sofreu violência do camisa 10 da Seleção, que negou desde o primeiro momento. Passados três meses, em agosto do mesmo ano, uma juíza acolheu o pedido do Ministério Público parar arquivar o processo, por falta de provas concretas. À época, a suposta vítima disse haver um tablet com as provas, mas o objeto não foi encontrado.
Daniel Alves é preso por abuso sexual
O caso mais recente é o do Daniel Alves, preso nessa sexta-feira (20), acusado de abusar sexualmente uma mulher de 23 anos. O jogador do Pumas teria obrigado a mulher a ter relações sexuais com eles, segundo os relatos da vítima. A Suprema Corte da Catalunha determinou a prisão de Dani Alves sem direito à fiança. O caso ainda será julgado, mas ele deve permanecer preso até que seja concluído o processo.
Esse foram alguns casos envolvendo violência sexual que já assombraram o futebol brasileiro. Como pudemos perceber, nem todos tiveram finais justos, com os jogadores pagando pelo que fizeram. Esperamos que histórias como essas jamais se repitam no futebol mundial, mas não só no esporte e sim em toda a humanidade.