Com 119 anos de história, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um dos maiores clubes do futebol brasileiro e sul-americano. Mais do que disputar títulos, contar com grandes jogadores e cada vez mais aumentar sua repleta galeria de ídolos, o Tricolor Gaúcho, como é carinhosamente conhecido, algumas situações entram para a história da instituição, mas negativamente. Foi justamente pensando nisso, que elencaremos através deste artigo, os maiores vexames da história do Grêmio.
E, se você é daqueles que quer saber absolutamente tudo sobre um dos principais clubes de futebol do país, você está no lugar certo. Confira:
Conteúdo
Os 5 maiores vexames da história do Grêmio FBPA
5º — Anapolina 4 × 0 Grêmio (2005)
Num dos piores momentos de sua história gloriosa, o Grêmio estava na disputa da Série B naquele ano e foi visitar a Anapolina, em Goiás. Mesmo subindo para a Série A naquela temporada, através da conhecida batalha dos Aflitos, o Tricolor foi surpreendido e levou 4 a 0 dos goianos, que mesmo assim caíram para a Série C daquela época.
4º — Botafogo 3 × 1 Grêmio (1991)
A derrota para o Botafogo, no ano de 1991, foi apenas um capítulo à parte que representou um ano trágico da história do Grêmio. O clube gaúcho havia entrado na competição como um dos favoritos naquele ano, mas o nível de atuação do time deixou extremamente a desejar, que culminou com o primeiro rebaixamento da história do clube.
O Imortal até chegou à última rodada fora da zona de rebaixamento e com chance de escapar da queda, mas seu histórico de zero vitórias fora de casa no campeonato não dava muita esperança ao torcedor. E assim foi. 3 a 1 para os cariocas e Grêmio na Série B.
O vexame não se deu tanto pelo placar contra os cariocas, mas pela confirmação do descenso em 91.
3º — Grêmio 2 × 5 Internacional (1997)
O Tricolor já havia sido derrotado pelo seu maior rival no Campeonato Gaúcho de 1997, e para piorar a situação, também perdeu para o Inter pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. A derrota de 5 × 2, em pleno estádio Olímpico, ficou para a história, e até hoje, os Colorados lembram da brilhante atuação do atacante Fabiano, que marcou dois gols.
2º — Paraná 1 × 0 Grêmio (2004)
Outro triste episódio da história do Grêmio, que culminou com o segundo rebaixamento da história do clube gaúcho: o Grêmio não foi matematicamente rebaixado contra o Paraná, mas qualquer esperança do torcedor de escapar da Segunda Divisão falhou naquele jogo.
O time tomou o gol aos 48 minutos do 2º tempo, em um frango do então goleiro Tavarelli, e deu um adeus moral à elite do futebol brasileiro.
A derrota por 1 a 0 diante dos paranaenses é uma das mais sentidas pelos torcedores Gremistas até hoje.
1º — Flamengo 5 × 0 Grêmio (2019)
A derrota acachapante do Imortal para o Flamengo no jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores da América de 2019 colocou abaixo o sonho do tetracampeonato da América.
Após o empate por 1 × 1 no jogo de ida, o time comandado por Renato Portaluppi não conseguiu evitar o doloroso revés para o Rubro-Negro carioca que humilhou os gaúchos goleando pelo placar de 5 a 0.
Certamente, nunca será esquecido pelos torcedores Gremistas, pela grande importância da competição.