A 22ª edição da Copa do Mundo chegou ao fim com a Argentina levando a sua terceira taça do Mundial. No entanto, apesar de não conquistar o segundo título seguido, Kylian Mbappé brilhou mais uma vez e mostrou não se abalar com a responsabilidade.
Com três gols na final, o francês igualou recordes de Pelé e Ronaldo em Copas do Mundo. Confira os recordes de Mbappé na Copa do Mundo:
Mbappé artilheiro da Copa do Mundo do Catar
Na fase de grupos, Mbappé fez três gols, mostrando que não veio a brincadeira neste Mundial. Na sequência, nas oitavas de final contra a Polônia, marcou mais dois, somando cinco gols e ficando na liderança da artilharia. Ou seja, esteve a frente de Olivier Giroud, do neerlandês Cody Gakpo, do inglês Marcus Rashford, do espanhol Álvaro Morata e também de Lionel Messi até o argentino igualar ao francês na semifinal contra a Croácia.
Dessa forma, o desempate seria justamente na decisão do torneio entre Argentina e França, onde apenas os dois jogadores marcaram cinco gols na partida. Com um placar de 3 x 3, Messi ajudou com dois gols para a Albiceleste e Kylian balançou as redes três vezes.
Do mesmo modo, os companheiros de equipe do Paris Saint-Germain também converteram seus pênaltis na decisão do jogo. No entanto, a equipe sul-americana foi melhor e levou a taça para casa após vencer por 4 x 2.
Sendo assim, com oito gols na competição, Mbappé igualou a Ronaldo Fenômeno. Na Copa de 2002, o camisa 9 da seleção brasileira balançou as redes oito vezes. Ainda é um dos maiores artilheiros em Copas com 15 gols atrás apenas de Miroslav Klose com 16, mas se o francês continuar no mais alto nível, em 2026, pode ultrapassar também essa marca.
Mbappé iguala a Pelé
Com 12 gols nas duas Copas em que disputou, Kylian Mbappé atingiu a marca de Pelé em vezes que balançou as redes no torneio. Do mesmo modo, Lionel Messi, também chegou ao número de gols do Rei do Futebol, mas logo ultrapassou a marca, encerrando a sua quinta Copa do Mundo com um total de 13 gols feitos.
Ainda, o jogador de 23 anos, também se tornou o mais jovem a marcar em duas finais da competição e o quinto a atingir essa marca. Dessa forma, ultrapassou Pelé em números de gols marcados em finais. Confira a lista:
- Mbappé – França – quatro gols em duas finais, sendo três na Copa do Mundo de 2022
- Geoff Hurst – Inglaterra – três gols em uma final
- Pelé – Brasil – três gols em duas finais
- Vavá – Brasil – três gols em duas finais
- Zinedine Zidane – França – três gols em duas finais
- Gino Colaussi – Itália – dois gols em uma final
- Helmut Rahn – Alemanha – dois gols em uma final
- Mario Kempes – Argentina – dois gols em uma final
- Ronaldo Fenômeno – Brasil – dois gols em uma final
- Silvio Piola – Itália – dois gols em uma final
- Lionel Messi – Argentina – dois gols em duas finais
- Paul Breitner – Alemanha – dois gols em duas finais
Por fim, vale lembrar, que Mbappé também é um dos mais jovens jogadores a conquistarem uma Copa do Mundo. Quem lidera a lista é Pelé quando ganhou seu primeiro título com apenas 17 anos e oito meses.
- Pelé – 17 anos e 8 meses (1958)
- Ronaldo – 17 anos e 10 meses (1994)
- Giuseppe Bergomi – 18 anos e 6 meses (1982)
- Kylian Mbappé – 19 anos e 6 meses (2018)
- Kaká – 20 anos e 2 meses (2002)