A Copa do Mundo 2022 está apenas no começo, mas a briga entre FIFA e Seleção Inglesa ganha um novo capítulo. Alguns outdoors no Catar, mostram Harry Kane utilizando a braçadeira “One Love”, que a própria proibiu a utilização durante as partidas.
A Associação de Futebol Inglês havia informado que iria pagar a multa imposta pela FIFA por utilizar a braçadeira. No entanto, alguns outdoors nas estações de metrô do Catar, promovendo a competição e que pertencem à uma das principais patrocinadores do mundial, mostram a faixa de capitão.
Outdoors da Fifa mostram faixa “One Love” de Harry Kane
A FIFA emitiu um comunicado pedindo para as seleções “focarem apenas no futebol”, esquecendo as questões políticas. Além disso, proibiram a utilização da braçadeira de capitão da campanha “One Love”. Bem como o jogador que utilizasse a faixa, iria receber um cartão amarelo.
No entanto, uma campanha de marketing nas estações de metrô de Doha, no Catar, contam com uma imagem do capitão e astro da Seleção Inglesa, Harry Kane, utilizando a braçadeira “One Love”. A campanha pertence à empresa TOD, serviço de streaming e um dos principais patrocinadores da Copa do Mundo 2022 e que irá transmitir os jogos.
Os outdoors contam com alguns jogadores, como Harry Kane, além do brasão oficial da Copa do Mundo 2022 e com as frases “A plataforma oficial de streaming” para a competição e “não perca”, em árabe e inglês.
De acordo com a publicação do jornal The Sun, uma forma disse que a campanha foi assinada por alguém da FIFA. Além de Harry Kane, uma imagem de Virgil van Dijk, capitão da Seleção Holandesa, também conta com a braçadeira “One Love”.
FIFA proíbe braçadeira “One Love”
A braçadeira “One Love” conta com as cores da bandeira LGBTQIA+, uma campanha pela igualdade e contra a intolerância. Diversas seleções utilizam a faixa durante as partidas.
No entanto, a FIFA vetou a utilização da braçadeira. Primeiramente, afirmaram que iriam aplicar um multa às federações. No entanto, após algumas seleções afirmaram que iriam pagar as multas e utilizar a faixa, a entidade afirmou que os capitães iriam receber um cartão amarelo, além da punição financeira.
A FIFA emitiu um comunicado proibindo a utilização e pedindo para que os jogadores se concentrassem em disputar a competição. Além disso, o presidente da entidade, Gianni Infantino, afirmou em uma entrevista coletiva, que a Europa era hipócrita pelas críticas ao Catar. Bem como acrescentou que todos seriam bem-vindos ao país, sendo um local receptivo.