País de Gales faz um gol em Copa do Mundo após 64 anos de espera

Nesta segunda-feira (21) o País de Gales fez sua estreia na Copa do Mundo 2022, contra os Estado Unidos. A partida terminou empatada por 1 x 1, mas teve um feito histórico para os galeses.

A seleção galesa participou somente de um mundial em sua história, em 1958, quando conseguiu chegar até as quartas de final. Na ocasião, a seleção foi eliminada pelo Brasil e foi a primeira seleção a sofrer um gol de Pelé na história dos mundiais.

Em sua primeira Copa do Mundo, o País de Gales fez cinco jogos, com uma vitória, três empates e uma derrota. Foram quatro gols mardos e os mesmos quatro sofridos durante a competição, um desempenho razoável para um estreante.

Em 1958, os galeses conheceram, também, seu maior artilheiro em Copas do Mundo até o momento, Ivor Allchurch. O histórico jogador fez dois gols naquele mundial, inclusive um no jogo que levou sua seleção às quartas de final contra o Brasil.

Ivor Allchurch é seguido de perto por seus companheiros Terry Medwin, John Charles e, agora, Gareth Bale todos com um gol. No geral, ele é o segundo maior artilheiro da seleção com 23 gols, atrás de Ian Rush que balançou a rede 28 vezes pela seleção. 

País de Gales Marca em uma Copa do Mundo

Como você pôde perceber, o nome de Gareth Bale apareceu na contagem de artilheiros em Copa do Mundo pelo País de Gales. Isso porque, o atacante foi o responsável por um gol galês em Copas, após 64 anos de espera.

Este é, também, apenas o segundo mundial que o país disputa, desde 1958. Entretanto, é um gol histórico, após 23.533 dias de espera por parte do torcedor da seleção do País de Gales, logo na reestreia do país em uma Copa do Mundo. 

Gareth Bale atualmente joga pelo LA FC dos Estados Unidos, país que enfrentou na estreia. A convocação do atacante chegou a ser questionada, pois fez poucos jogos pela equipe durante a temporada. Porém, Rob Page confiou no atleta e aí está o resultado.

Esta não é a primeira vez que Bale é decisivo por sua seleção. No jogo contra a seleção da Ucrânia, pelas eliminatórias, foi dele o gol que deu a vaga para País de Gales na Copa do Mundo do Catar.

Então, na partida de estreia da seleção do País de Gales, pênalti, aos 35′ da etapa final. Como era de se esperar, o próprio Bale pegou a bola, bateu forte e desentalou o grito de gol da garganta do torcedor, após 64 anos, empatando a partida e fazendo história.

O próximo jogo da Seleção do País de Gales é contra o Irã, pela 2ª rodada do Grupo B, na sexta-feira (25), a partir das 7h (horário de Brasília). Bale agora quer empatar e, quem sabe, passar Ivor Allchurch na artilharia histórica da seleção.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]