O Palmeiras confirmou sua vaga para a semifinal do Paulistão de 2023. Na tarde deste sábado (11), o Verdão recebeu o São Bernardo no Allianz Parque e ganhou por 1 x 0, com gol de Rony ainda no primeiro tempo. Dessa forma, a equipe de Abel Ferreira está a um passo de ir para sua 4ª final consecutiva no Campeonato Paulista.
Guerreiro e CLAS-SI-FI-CA-DO!
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 12, 2023
Em todo lugar e ao mesmo tempo 😅🎬#AvantiPalestra #AcademiaAwards pic.twitter.com/Go8KaTUzaJ
Palmeiras classifica para a sua 10ª semifinal do Paulistão
Com a classificação para semifinal do Paulistão, o Palmeiras garantiu a sua 10ª vez consecutiva na fase do campeonato estadual. Desses 10 vezes que esteve na semifinal do Campeonato Paulista, se classificou 5 vezes para a final e foi campeão em duas oportunidades, em 2020 e 2022.
Vale destacar que a equipe Alviverde esteve nas três finais da última temporada. Caso consiga se classificar nesta edição também, estará pela 4ª vez seguida na decisão do Paulistão.
Em 2020, o Verdão enfrentou o Corinthians em um jogo de ida e outro de volta. Na primeira partida ficou sem gols em 0 X 0 e no segundo encontro entre as equipes, também ficou no empate em 1 X 1. Sendo assim, a decisão foi para os pênaltis, onde o Palmeiras foi melhor nas cobranças por 4 X 3.
Dessa forma, foi a revanche da final de 2018, onde o Timão superado o Alviverde Paulista. Ainda, o Palmeiras voltou a conquistar o Paulistão depois de 12 temporadas sem levar o título. Sua última vez a levantar uma taça do estadual foi em 2008.
Em 2021, perdeu para o São Paulo em um placar agregado de 2 x 0 e na temporada passada, também pagou na mesma moeda, derrotando o Tricolor Paulista por 5 x 3.
Campanha do Palmeiras em 2023
O Palmeiras não perdeu o ritmo da temporada passada, quando conquistou o Campeonato Paulista e o Brasileirão Série A. Nesse início de 2023, a equipe de Abel Ferreira está invicta até agora. Foram 14 jogos disputados, tendo 10 vitórias e quatro empates. Sendo assim, tem um aproveitamento de 80,9% na temporada.
Além disso, o Verdão anotou 23 gols e sofreu apenas 8 gols. Nesse sentido, a equipe alviverde precisou de apenas 7,5 chutes a gol para balançar as redes do adversário e teve que levar 19,2 chutes no gol de Weverton para sofrer um gol. Em suma, o Palmeiras disputou uma única final e conquistou o título, que foi na Supercopa do Brasil contra o Flamengo. Em uma das melhores partidas vistas do futebol brasileiro, o Alviverde Paulista superou o Rubro-Negro por 4 x 3 e levou seu primeiro troféu na temporada.