O atual campeão do Brasileirão Série A, o Palmeiras estuda o mercado de transferências e terá algumas mudanças para a temporada de 2023. No momento, está confirmado uma baixa para o próximo ano, mas alguns jogadores podem sair do time, que busca manter o alto nível e disputar títulos em 2023.
Conteúdo
Mudanças no Palmeiras em 2023
A ideia do Palmeiras e do técnico Abel Ferreira, é de manter a base da equipe que vem conquistando títulos nas últimas temporadas. No entanto, alguns jogadores podem sair na janela de transferências, mas o clube está estudando o mercado.
A tendência é que o Verdão faça apenas contratações pontuais, recompondo algumas saídas, adotando uma postura tímida no mercado. Na última janela de transferências, por exemplo foram apenas três contratações, sendo Bruno Tabata, Miguel Merentiel e José López.
Jogadores podem sair do Palmeiras
Atualmente, o Palmeiras terá uma baixa confirmada para a próxima temporada. Um dos melhores jogadores em 2022, sendo considerado por alguns especialistas como o melhor do Brasileirão Série A, Gustavo Scarpa assinou um pré-contrato com o Nottingham Forest, da Inglaterra. Segundo o próprio atleta, está indo realizar um sonho e por esse motivo decidiu não renovar com o time brasileiro.
No entanto, outros jogadores também podem estar de saída do atual campeão. Alvo de clubes da Europa, a presidente do time, Leila Pereira, garantiu a permanência de Danilo em 2022. Contudo, um dos pilares do time, deve receber algumas sondagens da Europa.
Além disso, alguns atletas podem ser negociados pela diretoria por perderem espaço no elenco atual, sendo emprestados ou vendidos. Com seis estrangeiros no time e o regulamento permitindo apenas cinco por partida, Kuscevic poderá ser negociado.
Bem como Jorge e Rafael Navarro, que também perderam espaço no Palmeiras, devem defender outras equipes. Além disso, o rendimento dos dois atletas não agradou.
Por fim, também existe a possibilitado do técnico Abel Ferreira sair do Palmeiras. Afinal, o português é cotado para assumir a Seleção Brasileira em 2023, substituindo Tite, que deixa o comando após a Copa do Mundo 2022.
Retornos e contratações do Palmeiras
A filosofia da diretoria e do Abel é de contratar apenas jogadores para repor algumas saídas. Dessa forma, com a única baixa confirmada sendo Scarpa, o clube monitora alguns atletas para o meio de campo. No momento, o principal nome ligado ao Palmeiras é Paulinho, atualmente no Bayer Leverkusen.
Alguns rumores também apontam um possível interesse do Verdão em Gatito Fernández, que chegaria para ser o primeiro reserva de Weverton, um dos goleiros do Brasil.
Além disso, alguns jogadores estão retornando de empréstimo, mas não devem permanecer na equipe, sendo emprestados novamente. Contratado em 2018, Matheus Fernandes defendeu o Athletico-PR em 2022, oscilando entre titularidade e reserva, não deve ser aproveitado por Abel.
Assim como Lucas Esteves, formado nas categorias de base do Palmeiras, defende o Colorado Rapids, dos Estados Unidos desde 2021. O lateral é titular da equipe, que está interessado na sua permanência.
Por fim, Fabrício é outro jogador formado no Verdão, sendo considerado uma promessa, mas não correspondeu às expectativas. Em 2022, defendeu o Santa Cruz, entrando em campo apenas nove vezes e não balançou as redes.
Palmeiras renova com alguns jogadores
Buscando manter alguns jogadores importantes, o Palmeiras anunciou a renovação de pilares da equipe. Entrando em seu último ano de contrato, Mayke ampliou o vínculo até dezembro de 2024.
Bem como o artilheiro e peça fundamental para Abel Ferreira, Rony tem negociações avançadas para estender o contrato atual, que termina em 2025. O atacante recebeu propostas para deixar o clube, principalmente do Oriente Médio.
Além disso, Luan e Marcelo Lomba também negociam a renovação de contrato por mais uma temporada. Os jogadores atualmente não são titulares, mas são considerados reservas imediatos de Weverton e Gustavo Gómez.
Por fim, o maior ídolo da equipe e um dos principais jogadores na reformulação do Palmeiras, Dudu quer permanecer no time. O seu contrato atual vale até o fim de 2023, mas a negociação é pela extensão em uma valorização salarial.