O Palmeiras vive um momento de altos e baixos no Campeonato Brasileiro. Enquanto se mantém nas primeiras posições na tabela, o título ainda é uma perspectiva distante, com o Botafogo liderando. Entretanto, a recente eliminação precoce na Copa do Brasil e na Libertadores deixou a torcida impaciente com a diretoria. Leila Pereira, presidente do clube, tem sido alvo de críticas e pressões. Além disso, as decisões do clube de vender jogadores sem reposição levaram a um encolhimento do elenco.
Torcedores do Palmeiras picharam cerca de 40 lojas da Crefisa, principal patrocinadora do clube, na madrugada desta terça-feira. Os principais alvos dos protestos foram a presidente Leila Pereira, que também é dona da instituição financeira, e o diretor de futebol Anderson… pic.twitter.com/pHKvmESm64
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) October 10, 2023
Protestos agressivos contra a patrocinadora do Palmeiras
O clima tenso entre Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e a torcida, embora já existisse, intensificou-se recentemente. Na terça-feira (11), alguns torcedores do clube decidiram protestar contra a diretoria de forma agressiva, pichando mensagens ofensivas nas lojas da Crefisa, principal patrocinadora do Palmeiras. Este ato provocou uma considerável repercussão, levando a presidente e a patrocinadora a tomarem medidas drásticas.
⚠️ Crefisa decide processar a Mancha Verde, principal torcida organizada do Palmeiras, pelas pichações feitas em 40 de suas lojas pelo Brasil.
A empresa entende que já tem elementos para ligar os protestos feitos pela organizada nos últimos dias com os atos de vandalismo feitos… pic.twitter.com/EiMsTvxJEh
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) October 10, 2023
Patrocinadora e clube processam torcida organizada
Em resposta aos atos de vandalismo e às mensagens ofensivas pichadas nas lojas da Crefisa, a principal patrocinadora do Palmeiras, em conjunto com a diretoria do clube, decidiu entrar com um processo contra a Mancha Verde, a principal torcida organizada do time. A ação alega vandalismo causados pelas pichações.
Vale ressaltar que Leila Pereira já havia cortado relações com a Mancha Verde anteriormente, devido a episódios de xingamentos e desentendimentos entre a torcida e a presidente. Esse processo marca um capítulo adicional nas relações muitas vezes conturbadas entre dirigentes, patrocinadores e as torcidas organizadas no futebol brasileiro.
Próximo compromisso do Palmeiras
O próximo compromisso do Palmeiras no Campeonato Brasileiro será contra o Atlético-MG, no dia 19 de outubro de 2023, às 19h (horário de Brasília), na Allianz Arena. Na quarta posição na tabela, o clube está onze pontos de distancia do Botafogo, que neste momento é o primeiro colocado da competição.