Quem nunca escutou as expressões “Pelé da literatura” ou “Pelé do atletismo”? Agora o nome do Rei do Futebol pode ser usado livremente.
Isso tudo, depois que a campanha que tinha como objetivo eternizar Pelé para além do esporte, teve resultado, depois que mais de 125 mil assinaturas, entre elas torcedores de vários clubes do país, pediram que o nome do maior camisa 10 brasileiro se tornasse parte do dicionário da Língua Portuguesa, como um adjetivo sinônimo de excepcional, incomparável e único.
O movimento teve apoio dos clubes brasileiros e federações, incluindo a CBF, a Pelé Foundation, responsável pelo patrimônio e imagem do Rei do Futebol, também abraçou a campanha.
Na manhã desta quarta-feira (26), em evento da Summit Sports no Pacaembu, o dicionário Michaelis, anunciou que o nome de Pelé aparecerá como verbete, tanto nas versões digitais, como nos próximos exemplares impressos.
Agora quando alguém procurar: ‘’o que é ser o Pelé’’, encontrará: 1. Maior que todos os outros. 2. Referência de grandeza. 3. Inigualável. 4. Sinônimo de excelência. 5. Único.
Pelé eternizado no dicionário da Língua Portuguesa
pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Exemplos: Ele é o Pelé do basquete, ela é a Pelé do tênis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina.
Nas redes sociais o Santos, clube que lançou Pelé para o mundo, divulgou a novidade:
O REI OFICIALMENTE ESTÁ NO DICIONÁRIO! 🤴🏿♾️
— Santos FC (@SantosFC) April 26, 2023
Ele é o pelé do Basquete. Ela é a pelé do Tênis. A expressão que já era usada para se referir ao melhor naquilo que faz está eternizada nas páginas do dicionário! Fizemos história e colocamos o nome do Rei do futebol na nossa língua… pic.twitter.com/yQDtrit3mC
A família do Rei do Futebol esteve no evento e receberam uma placa que descreve o verbete.
Pelé morreu no fim de 2022, aos 82 anos, depois quase um mês internado, combatendo um câncer no cólon.