Pelé, o pioneiro dos dribles no futebol

Em um vídeo com mais de 33 milhões de visualizações, é feita uma comparação de dribles e jogadas de Pelé com os jogadores pós “Era Pelé”. Traz jogadas de Cristiano Ronaldo, Johan Cruyff, Neymar, Iniesta e tantos outros nomes do futebol que também deixaram a sua marca no esporte.

Dribles de Pelé são tão eternos

O primeiro lance do clipe de imagens, é de Pelé cortando para dentro e driblando o marcador. Anos mais tarde, o drible é repetido por Cristiano Ronaldo quando jogava no Real Madrid.

Na sequência, mostra Johan Cruyff fazendo sua jogada mais conhecida com o nome de “virada de Cruyff”, mas que Pelé também tinha realizado anos antes, quando as imagens ainda eram em preto e branco.

O próximo é o ex-jogador do Barcelona, Andrés Iniesta, que faz uma “tabela” com os próprios pés para sair da marcação, algo semelhante que o Rei do Futebol fez também.

O famoso “chapéu”, quando o jogador faz uma cobertura com a bola no adversário, que no vídeo mostra nada menos que Neymar executando isso na época em que jogava no Barcelona, também é um drible de 50, 60 anos atrás.

Outra comparação é de um momento histórico na Champions League e um dos gols mais bonito de CR7. Quando o atacante faz um gol de bicicleta contra a Juventus. Um lance tão fenomenal e executado com tanta perfeição, que o camisa 7 foi até aplaudido de pé pela torcida adversária. Mas já foi um feito do melhor jogador de todos os tempos.

Do mesmo modo, alguns lances memoráveis de Messi são os gols marcados de cobertura que o craque argentino faz nos goleiros. Outra característica usada por nada menos que Pelé.

Ou seja, o Rei do Futebol não tem esse apelido atoa, é com certeza a maior referência para dribles e gols na história do futebol. Infelizmente, nem todas as jogadas de Pelé foram registradas em vídeos, mas com certeza para aqueles que assistiu ao jogador, nada melhor que a memória para resgatar momentos incríveis proporcionados pelo eterno camisa 10.

Pelé ainda marca gerações

Por mais que seus feitos no futebol sejam de mais de 60 anos atrás, Pelé ainda é uma referência mundial para todas as idades quando se fala de esporte. Seu apelido virou um adjetivo ao definir alguém como o melhor naquilo que faz, como:

“Michael Jordan é o Pelé do Basquete.”

“Roger Federer é o Pelé do Tênis”

O encontro do Rei Pelé com Roger Federer
Rei Pelé e Roger Federer – Foto: Agência de notícias Gilette Federer Tour e Paulo Pinto/Folhapress

 

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]