Edna Alves apitou a partida entre Flamengo e Botafogo, no último domingo (30), que terminou com vitória do Glorioso, por 3 x 2. O triunfo botafoguense contou com alguns lances polêmicos, como o pênalti marcado a favor da equipe alvinegra. A discussão foi grande em torno do lance, com muitos acreditando que Victor Sá se jogou, mas também houve opiniões de que o lance foi bem marcado pela árbitra da partida.
Outro momento que foi bastante discutido, foi a entrada dura de Thiago Maia sobre Di Plácido. O atleta rubro-negro perdeu o tempo da bola e acertou em cheio o argentino. Edna Alves deu apenas cartão amarelo e foi chamada pelo VAR, foi até o monitor, observou bem o lance, pedindo várias câmeras diferentes e decidiu manter apenas o cartão amarelo. Esse lance é de maior consenso sobre a expulsão do camisa oito do Flamengo e que a árbitra do certame errou na decisão.
Com isso, dois lances ficaram mais em ênfase após a partida e uma certa pressão sobre a CBF para que a árbitra fosse punida. Após alguns dias, Edna Alves foi escalada para um jogo do Brasileirão Série B após oito meses apitando apenas jogos da primeira divisão. Com isso muitos se assustaram com a punição da Confederação Brasileira de Futebol em “rebaixar” a árbitra, porém acharam merecida.
Como foi a partida
O Flamengo começou melhor a partida, colocando uma bola na trave logo aos cinco minutos de jogo. Após isso, o Fla controlava a partida mas sem criar chances, até que aos 27 minutos de partida em um raro avanço alvinegro, Victor Sá driblou Wesley que fez falta, dentro da área, pênalti. Tiquinho Soares foi para cobrança e abriu o placar: Botafogo 1 x 0.
Depois disso aos 36 minutos, Léo Pereira levantou bola na área e Pedro cabeceou para a defesa de Lucas Perri, na sequência, no final do primeiro tempo, Danilo Barbosa ampliou para o Glorioso, após cobrança de escanteio, cabeceou a bola para o fundo das redes. Final de primeira etapa: Fogão 2 x 0 Mengo.
Na segunda etapa, com cinco minutos o jogo muda a favor do Rubro-negro, Everton Ribeiro encontra duas vezes Gabigol livre dentro da área, mas o camisa dez desperdiça, depois Rafael, disputa bola com Everton Cebolinha e entra por cima, recebe o segundo amarelo e é expulso. Aos 13, Fabricio Bruno cruza e Léo Pereira completa para as redes, gol do Flamengo. No minuto seguinte mais uma chance criada pelo camisa sete do Fla e desperdiçada por Gabriel Barbosa.
Aos 23 minutos, contra-ataque do Bota, Luis Henrique invade a área e chuta para a defesa do goleiro Santos, na sequência um bate rebate mas o placar não é alterado. Mais dois minutos e Tchê Tchê faz ótima jogada pelo lado direito, entra na área e cruza para Tiquinho Soares ampliar, gol do Botafogo, 3 x 1. Aos 40 minutos, escanteio para o Fla e Léo Pereira faz o segundo dele e do time de cabeça, gol do Urubu, 3 x 2.
Confira os melhores momentos da vitória do Botafogo
Veja abaixo os melhores momentos da vitória do Botafogo sobre o rival Flamengo:
Confira o lance polêmico por qual Edna Alves foi punida
Segue abaixo o lance em que Edna Alves não expulsa o atleta Thiago Maia: