Na noite dessa terça-feira, em duelo válido pela Copa do Brasil, Flamengo e Fluminense se enfrentaram, em um clássico marcado por uma disputa muito forte entre as equipes. Infelizmente a arbitragem de Anderson Daronco, também foi tema das discussões, após uma atuação bastante polêmica do árbitro gaúcho. O ex-comentarista de arbitragem da Globo, Arnaldo Cezar Coelho, analisou a atuação do profissional e foi bastante crítico no seu comentário.
“O Daronco antes do VAR era até um bom árbitro, agora transfere a responsabilidade para o VAR na maioria das jogadas polêmica. Passou a ter conversas inúteis com os jogadores, perdendo a credibilidade que ainda tinha. Se não mudar daqui pra frente, vai se perder”, afirmou o comentarista e ex-árbitro em sua conta no Twitter.
Os dirigentes do Fluminense também foram bastante críticos em relação à atuação de Daronco na partida pela Copa do Brasil. A não expulsão de Gabigol, após dar um pisão em Paulo Henrique Ganso, aliado a uma expulsão exagerada de Felipe Melo e as constantes simulações de Gabigol, foram os principais momentos de discordância por parte dos tricolores. Além disto, a acusação é de que o árbitro teria tido um critério para o Flamengo e outro diferente para o Fluminense, o que configuraria parcialidade.
Polêmicas de Daronco
Os problemas com o Daronco não são novidade no futebol brasileiro. Árbitro FIFA desde 2014, ele é sempre escalado para grandes duelos, mas nem sempre tudo sai conforme o planejado. No Brasileirão de 2020, ele expulsou o goleiro Wilson do Coritiba após uma defesa de pênalti, sendo que o motivo foi que ele se adiantou na cobrança da penalidade. Na época a ação de Daronco foi vista como exagerada.
Em 2022, no duelo entre Palmeiras e Ceará, os torcedores de ambos os clubes reclamaram da não marcação de uma penalidade. No primeiro lance, Gustavo Gomez teria derrubado Mendoza na área e nada foi marcado. Depois, Vina teria derrubado Danilo e nada foi marcado. O árbitro inclusive já foi punido por “ameaçar”, Hulk do Atlético Mineiro.