Além do retorno do zagueiro Walter Kannemann e da ausência do lateral direito Edilson, o técnico Roger Machado promoveu mais uma novidade na lista de relacionados do Grêmio para a partida contra o Vila Nova, que ocorrerá neste domingo (29), às 16h, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Trata-se do volante Jhonata Varela, de 21 anos. Autor de um dos gols da equipe na vitória contra o Glória de Vacaria na última terça-feira, que sagrou o Tricolor Gaúcho como tricampeão da Recopa Gaúcha, o jovem foi chamado pela comissão técnica para compor a delegação gremista que viajará para Goiânia.
Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Jhonata Varela da Silva chegou ao Grêmio no segundo semestre de 2017, vindo de empréstimo junto ao ABC/RN.
Na época, após se destacar em um duelo contra o Internacional, porém o estafe do volante, capitaneado pelo empresário Diogo Silva, optou pela vinda ao Grêmio em decorrência do trabalho realizado pelo clube em suas categorias de base.
Caracterizado por possuir força física na marcação e bom chute de média e longa distância, além de polivalência, atuando em mais de uma posição, Varela recebeu, no início da atual temporada, proposta de empréstimo do Ceará e do Inter Miami, dos Estados Unidos. A oferta foi recusada tanto pelo empresário Diogo Silva, quanto pela direção gremista.
Atualmente com 21 anos, Jhonata Varela possui contrato com o Tricolor Gaúcho até o final de 2023.