Na última quarta-feira (26), Corinthians e Remo se enfrentaram pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil, sem transmissão da Rede Globo. Em jogo emocionante, deu Timão, nos pênaltis, após o time fazer 2 x 0 nos 90 minutos, mesmo placar da partida no Mangueirão, quando o Leão Azul bateu o time paulista.
ESTAMOS CLASSIFICADOS PARA AS OITAVAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL!!!! AQUI É CORINTHIANS!!!!!!!!!
— Corinthians (@Corinthians) April 27, 2023
Corinthians 2 (5) 🆚 (4) 0 Remo
⚽ Adson
⚽ Róger Guedes#DiaDeCorinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/Ly0WjlVpvE
Entretanto, um jogo de uma das maiores torcidas do Brasil, com potencial para pênaltis, logo de grande audiência, não teve transmissão na TV aberta. O Grupo Globo, detentor dos direitos de transmissão, optou por transmitir a partida somente pelo SporTV e Premiere, na TV fechada. Existe um motivo para essa escolha e você vai entender agora; veja.
Globo não transmitiu Corinthians x Remo; entenda
Primeiramente, o Grupo Globo não possui mais exclusividade das transmissões da Copa do Brasil, desde que decidiu dividir uma fatia dos direitos com a Amazon desde 2021, que contribuiu financeiramente para isso. Dessa forma, nesse ano, a Amazon Prime Video, plataforma de streaming da empresa americana, vai transmitir um total de 40 jogos com exclusividade, sendo a maioria das duas primeiras fases e metade dessa etapa do torneio.
Assim, a Amazon fechou acordo para transmitir os jogos de alguns grandes times, como Atlético-MG, Palmeiras e os três cariocas que permanecem na competição – Botafogo, Fluminense e Flamengo -, deixando a Rede Globo sem muitas opções para as transmissões ao vivo em TV aberta. Foi então que o grupo nacional partiu para as transmissões através de seus canais na TV fechada e pay-per-view, com o SporTV e Premiere, como na transmissão de Corinthians x Remo ontem.
A Globo já havia dado sinais de que transmitiria os jogos da Copa do Brasil em TV aberta somente a partir das oitavas de final, mas que passou despercebido pela maioria do público. Em seu anúncio da nova programação, o canal dizia que a partir de maio seriam as transmissões do torneio, mas a 3ª fase terminou no dia 26 de abril, como é de conhecimento de todos, logo a emissora já sabia que não seriam televisionados os jogos dessa etapa.
Concluindo, a Globo mostrou que já se adaptou aos novos tempos da transmissão de futebol e mostra resultados: na partida Corinthians x Remo o Ibope dos canais fechados somados, bateu o da TV aberta, que não transmitia o jogo. Bom para a emissora, ruim para o torcedor, que pode encontrar dificuldades de assistir aos jogos do seu time de forma gratuita nessa e nas próximas temporadas.