“É pertinente, mas…”: presidente da CBF abre o jogo sobre título do Atlético-MG em 1937

A equipe do Atlético Mineiro foi derrotada por 2 x 1 para o Vasco da Gama na estreia do time mineiro na Série A. Antes disto, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, comentou sobre a solicitação do Galo, de ser reconhecido o título do Torneio dos Campeões de 1937 como uma conquista do Brasileirão. Se for confirmado, o Atlético-MG se tornaria tri campeão brasileiro.

“Tem o pleito do Atlético, que é pertinente, e fez um dossiê significativo com relação ao título de 1937. A CBF está conduzindo isso com critério grande, de checar toda a pesquisa do trabalho recebido. Não só da CBF, mas de outros órgãos, como a Conmebol, para que possa dar toda a sua informação com relação ao pleito”, comentou Rodrigues em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

A fala do presidente da entidade animou os torcedores do Atlético Mineiro, que esperavam um parecer favorecer da CBF para se tornarem tricampeões brasileiros. Além disto, seria a volta do time a ser reconhecido como a primeira equipe a ser campeã brasileira. Antes, devido ao título do Brasileirão de 1971, o Galo era considerado o primeiro a conquistar o torneio, porém a CBF aceitou um recurso para considerar os títulos da Taça Brasil como válidos, fazendo assim o Bahia ser o time a primeiro conquistar a competição.

Havia uma expectativa que já na visita de Ednaldo Rodrigues a Arena MRV, novo estádio do clube, o pedido já tivesse um parecer favorável, porém não foi o que aconteceu e a resposta ainda segue em aberto. Para sustentar o seu pedido, o Galo argumenta que o torneio realizado em 1937, que contou com a presença de Portuguesa/SP, Fluminense/RJ e Rio Branco/ES, tinha na época o mesmo peso de um Brasileirão. Além deles, Liga da Marinha e Aliança participaram, mas ficaram entre os últimos colocados.

Vale lembrar que o pedido já tinha sido solicitado em 2022, mas não tinha sido protocolado oficialmente. Quem fica de olho nesta situação é o Bangu, campeão do torneio em 1967 e que pode no futuro também ser considerado campeão do Brasileirão.

Relembre o torneio que o Galo quer que a CBF considere como uma conquista do Brasileirão

A competição foi criada entre Federação Brasileira de Football (FBF) e Confederação Brasileira de Desportos (CBD), para reunir os campeões das federações filiadas. Na década de 30, o futebol ainda era considerado amador no Brasil e os movimentos da FBF caminhavam para uma profissionalização da modalidade em território nacional, tanto que seus clubes filiados já eram considerados praticantes profissionais de futebol. Em outra partida, a CBD, era responsável pelas equipes que ainda atuavam de maneira amadora no Brasil.

Apesar de profissionais na época, Bahia e Internacional não foram convidados para a disputada do torneio de 1937, mesmo sendo filiados a FBF. Foram chamados o Fluminense (Campeão Carioca da LCF), a Portuguesa (Campeã da APEA), o Atlético Mineiro, campeão estadual e o Rio Branco e Aliança, campeões capixaba e campista, respectivamente. Também foi convidado a Liga de Sports Marinha, treinador por Nicolas Ladanyi.

O Galo conquistou o torneio nove pontos em seis jogos, com quatro vitórias, um empate e uma derrotada. Em São Paulo, na época, o Jornal Correio do Povo trazia na capa os dizeres “Triunfaram os campeões brasileiros” e uma entrevista com o técnico Floriano Peixoto, campeão com o Atlético-MG.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]