A Seleção Brasileira ainda contínua sem um técnico para assumir o lugar deixado por Tite no final do ano passado. Assim, sem ter sucesso com Pep Guardiola e Carlo Ancelotti, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, decidiu ir até a Europa na busca de um nome para assumir o cargo vago desde dezembro.
Técnico estrangeiro na Seleção Brasileira?
A prioridade para Ednaldo é de um treinador estrangeiro na Seleção Brasileira, mas muitos dos melhores nomes do mercado da bola já tem contrato fechado com os grandes clubes europeus, como foi o caso de Guardiola e Ancelotti, que afirmaram que vão cumprir com o acordo estabelecido com o Manchester City e Real Madrid.
Com poucas opções a busca não será fácil, assim, Ronaldo Fenômeno, ofereceu ajuda para o presidente da CBF para entrar em contato com os possíveis candidatos para assumir a equipe canarinho. Contudo, o pentacampeão ainda não foi acionado por Ednaldo.
A exigência que o mandatário faz é que o futuro técnico da seleção, fale espanhol ou português. O que diminui a lista de opções para a CBF.
Um dos nomes que mais circulou entre os brasileiros nos últimos dias, foi o de Luis Enrique. Sem um clube desde dezembro, após deixar a seleção da Espanha, o técnico ainda não achou um novo “lar”. O espanhol, também treinou o Barcelona, onde levou o time com Messi, Suárez e Neymar ao título da Champions League de 2014/15.
Desde 2018, que comandava a seleção espanhola, e seu objetivo era levar a equipe nas fases finais da Copa do Mundo no Catar, mas não passou das oitavas de final, repetindo o mesmo desempenho de 2018, na Rússia. Nesse sentido, a Real Federação Espanhola de Futebol dispensou o técnico momentos depois da eliminação para Marrocos.
Treinador brasileiro pode assumir a Seleção Brasileira?
Uma dúvida para muitos é se o presidente da CBF, não considerou os técnicos brasileiros ou aqueles que atuam no Brasil. Ednaldo Rodrigues, não descartou a possibilidade, mas também disse que de momento a preferência é por um nome estrangeiro.
Segundo UOL os treinadores mais em alta no futebol brasileiro no momento, como Fernando Diniz, Dorival Júnior, Cuca e Mano Menezes ainda não foram procurados pela CBF. Diniz comanda o Fluminense desde 2022, e faz um trabalho muito promissor no clube carioca.
Dorival Júnior, se encontra sem um clube desde a sua saída do Flamengo no final do ano. Com o Rubro-Negro, o treinador de 60 anos, conquistou a Copa do Brasil e Copa Libertadores. Já o Mano Menezes, é comandante do Internacional, vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2022. E Cuca, deixou o Atlético Mineiro em 2022, e também não assumiu nenhuma nova equipe para esse início de temporada.