Na última sexta-feira (2), a seleção uruguaia foi eliminada da Copa do Mundo, mesmo após vencer Gana por 2 x 0. Os sul-americanos terminaram a competição no 3º lugar do Grupo H, como os mesmos quatro pontos da seleção da Coreia, que fez mais gols e se classificou.
Após a eliminação, muitos jogadores do Uruguai se revoltaram contra a arbitragem, por um possível pênalti não marcado, que definiria a classificação. Muitos deles partiram para cima dos árbitros e dispararam xingamentos contra o árbitro por não assinalar a penalidade máxima.
A Celeste Olímpica já voltou para casa, mas não está nada satisfeita com os árbitros da Copa do Mundo. As críticas vão para além de quem comandou os jogos da seleção uruguaia, mas também de outros jogos do grupo, principalmente em jogos envolvendo Cristiano Ronaldo.
Ignacio Alonso critica arbitragem da Copa do Mundo
No último domingo (4), o presidente de Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignacio Alonso, teceu duras críticas à arbitragem da Copa do Mundo. Segundo o presidente, os árbitros que tiveram erros graves nos jogos de sua seleção já não apitarão mais na Copa do Mundo.
Além disso, sobre os pênaltis, o presidente da federação direcionou ainda mais as palavras. Para ele, quando o craque Cristiano Ronaldo está na partida, os árbitros têm marcado mais pênaltis; confira:
Os dois árbitros que tiveram erros graves nos nossos jogos já nem vão arbitrar mais no Mundial e nos outros jogos do grupo também houve irregularidades. Basta alguém tossir ao lado do Cristiano Ronaldo e marcam pênalti.
Vale lembrar, Cristiano Ronaldo marcou apenas um gol de pênalti nessa Copa do Mundo. O gol foi contra Gana, quando o camisa 7 sofreu o pênalti e converteu. Portugal ainda teve mais um pênalti na competição, mas quem marcou foi Bruni Fernandes e o craque português sequer estava em campo.
Apesar disso, o lance do pênalti no gajo foi considerado polêmico e dividiu opiniões até de alguns analistas de arbitragem. Entretanto, sem o pênalti, provavelmente o resultado do Grupo H também seria com o Uruguai eliminado da Copa do Mundo, devido aos critérios de desempate.
Agora, a seleção uruguaia, do presidente Ignacio Alonso, já voltou para casa, eliminada da Copa. Enquanto Cristiano Ronaldo e seus companheiros entram em campo na terça-feira (6), para enfrentar a Suíça, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Será que teremos pênalti para CR7 bater nesse duelo? Para o mandatário da Celeste, sim.