Após mais um caso de racismo sofrido por Vinicius Junior, várias personalidades do futebol falaram e apoiaram o jogador brasileiro. Principalmente depois da forma como o atacante vem lutando e falando sobre o caso.
Nesta terça-feira, Gerson, jogador do Flamengo, foi mais um a demonstrar seu apoio. Em uma postagem em sua rede social, com uma foto em treino da Seleção Brasileira, onde aparece ao lado de Vinicius Junior, o volante falou sobre a situação. Confira o texto na íntegra:
“O que eles querem é diminuir as conquistas, feitos e quem nos tornamos. Se acostumaram a fazer isso anos e anos, mas agora temos nossos representantes em patamares elevados. Não a quantidade merecida, mas somos poucos que fazemos barulho. E continuaremos assim.
O preto incomoda quando está no lugar mais alto. O que eles querem é que sejamos eternos devedores de favores. Que aceitemos as esmolas que sempre nos deram e que digamos amém.
Não se cale, Vini Jr. Não deixe os racistas te diminuírem. Você hoje tem a possibilidade de mudar a vida de diversos negros que não podem e temem tomar a atitude que está tomando.
Hashtags, faixas e textos em redes sociais não mudam a vida de ninguém e nem colocam racistas em seus devidos lugares: na cadeia. Enquanto quem decidir a vida dos pretos não forem pessoas como nós, continuaremos a viver a farsa de que o mundo evoluiu sobre racismo e discriminação.
Juntos, @vinijr” escreveu na postagem.
Demonstrações de apoio a Vinicius Junior
Desde domingo, dia da última manifestação racista ao jogador brasileiro em estádio na Espanha, Vinicius Junior tem recebido apoio de diversas pessoas. No jogo contra o Valencia, o atacante brasileiro foi ofendido com gritos racistas em todo o estádio.
A reação foi grande e jogadores como Neymar, Mbappé e Richarlison se manifestaram em suas redes sociais. Autoridades brasileiras também reagiram e o presidente Lula, em entrevista coletiva, falou sobre o ocorrido. Como também os ministros do Esporte, da Justiça e da Igualdade Racial, Ana Moser, Flávio Dino e Silvio Almeida, respectivamente.
Em ação, Cristo Redentor ficou apagado. Clubes do Brasileirão Série A postaram mensagens de apoio, assim como patrocinadores da La Liga, Puma e Santander. Presidente a Federação de Futebol da Espanha, Luis Rubiales, expressou seu apoio em entrevista coletiva. Técnico e jogadores do Real Madrid também subiram o tom sobre o assunto.
Uma das poucas reações contrárias foi a do presidente da La Liga, Javier Tebas. No entanto, com a pressão internacional, algumas ações foram tomadas e o juiz do VAR, que não mostrou a imagem de Vinicius Junior sendo segurado pelo pescoço, foi demitido.