Recentemente campeão do Torneio de Montaigu, disputado na França, juntamente com a Seleção Brasileira sub-17, quebrando, assim, um jejum que se estabelecia há 38 anos, o zagueiro João Pedro Da Mata, de 16 anos, despertou o interesse do mercado europeu.
Conforme apurado pela reportagem, após o término do Torneio de Montaigu, representantes do Manchester City, da Inglaterra, e do Barcelona, da Espanha, entraram em contato com pessoas próximas ao jovem zagueiro para iniciar conversas acerca do jogador. Além dos dois clubes, a União Desportiva de Leiria também sondou o zagueiro, porém as conversas com o time português não prosseguiram.
Por Da Mata possuir apenas 16 anos, idade que ainda não permite a transferência internacional do atleta, as conversas com o City e com o Barça ainda não avançaram para a concretização da oferta.
Natural de Bauru/SP, Da Mata está no Atlético-MG ou Palmeiras, porém acabou optando pela transferência ao clube gaúcho em decorrência da estrutura das categorias de base apresentada pelo Grêmio.
Promovido na última segunda-feira (9) à categoria sub-20, Da Mata assinou, recentemente, o seu primeiro contrato profissional com o Grêmio, sendo válido até fevereiro de 2025. Mesmo com apenas 16 anos, o defensor é considerado um jogador técnico, bastante firme, com perfil de liderança e também de ótima leitura de jogo.