Protestos se intensificam em jogo Irã x EUA com presença de ‘agentes secretos’

Na última terça-feira (29), as seleções do Irã x EUA entraram em campo em uma partida tensa valendo vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022. O confronto foi marcado por novos protestos dos torcedores iranianos.

Além disso, o confronto na última rodada do grupo B também contou com a presença de ‘agentes secretos' nas arquibancadas, enviados pelo governo do Irã.

Protestos se intensificam em Irã x EUA

A campanha dos iranianos na Copa do Mundo 2022 está sendo marcada por muitos protestos. A situação do país é tensa, com diversos manifestantes indo as ruas pelos direitos das mulheres e contra o governo local. Milhares de pessoas foram presas, enquanto centenas perderam a vida nos confrontos com a forças de segurança.

Repetindo o gesto da última rodada, os jogadores iranianos cantaram o hino nacional antes da partida entre Irã x EUA, mesmo de uma forma tímida. Nas arquibancadas, alguns torcedores vaiaram o hino em forma de protesto, enquanto outros grupos utilizaram camisetas com a frase “liberdade de vida das mulheres”.

Bem como algumas iranianas utilizaram maquiagens no rosto simulando lágrimas de sangue e um grupo exibiu uma mensagem referente a Mahsa Amini, que foi morta pela ‘polícia da moralidade' do Irã, por supostamente descumprir as regras das vestimentas do país. Aliás, os protestos se intensificam nos estádios da Copa do Mundo principalmente vindo das mulheres, que não podem frequentar estádios no Irã.

O confronto entre Irã x EUA foi marcado por tensão, por conta das questões geopolíticas envolvendo o país. Assim, as autoridades do Catar reforçaram o esquema de segurança do Al Thumama Stadium. No entanto, não houve confusão generalizada, apenas intervenções pequenas.

Segundo o relatório divulgado, os seguranças retiraram uma bandeira da Pérsia de duas torcedoras. Bem como dois homens foram detidos, sendo um após a partida, que levou levado pelos seguranças aos gritos de “Mulheres, Vida e Liberdade”. Enquanto isso, um americano também foi detido no estádio por utilizar uma braçadeira de arco-íris.

Agentes secretos em Irã x EUA

A partida entre Irã x EUA também foi marcada pela presenta de ‘agentes secretos' no estádio. Os espiões foram enviados pelo governo iraniano, com a função de registrar em fotos e vídeos quem exibisse mensagens em apoio as manifestações, o nome de Mahsa Amini e pedidos por liberdade às mulheres do país.

Segundo um grupo de torcedoras, que estão acompanhando o Irã no mundial, os ‘agentes secretos' estavam presente em todas as partidas, mas o número foi maior no confronto contra os EUA.

No lado de fora do Al Thumama Stadium, muitas iranianas relataram que as camisetas com mensagens de protestos, foram retiradas por seguranças.

Entretanto, diversas torcedoras do Irã estiveram presente para acompanhar o confronto contra os EUA, utilizando o espaço para se manifestar contra o governo, inclusive algumas sem o hijab.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]