Em menos de duas semanas inicia a primeira fase da Copa do Brasil 2023, e diversas equipes de futebol do país inteiro se preparam para uma das mais importantes competições da temporada. Portanto, antes de começar o campeonato saiba os times cariocas que estarão na Copa do Brasil.
- Botafogo
- Nova Iguaçu
- Resende
- Volta Redonda
- Vasco
Fora os cinco clubes que iniciarão na primeira fase da Copa do Brasil, Flamengo e Fluminense também garantiram a participação no torneio, mas só a partir da terceira etapa da competição.
Duelos dos cariocas na Copa do Brasil na primeira fase
A primeira fase da Copa do Brasil inicia em 22 de fevereiro e a Confederação Brasileira de Futebol já definiu os confrontos dos 80 times dessa etapa. Então, o Resende, tem um duelo marcado com o Ferroviário, do Ceará. A equipe carioca joga em casa e depende apenas da vitória para classificação para a próxima fase. Do mesmo modo, o Nova Iguaçu recebe o Vitória, da Bahia.
O Botafogo enfrentará o Sergipe, fora de casa e o Volta Redonda, o Falcon, também do Sergipe. Já o Vasco vai até Macapá duelar com o Trem Desportivo Clube.
Dessa forma, Flamengo e Fluminense aguardam até na terceira fase para estrear na Copa do Brasil, já que as equipes tiveram boa classificação no Campeonato Brasileiro do ano passado.
Clubes cariocas que ganharam a Copa do Brasil
O Flamengo é o maior campeão carioca da Copa do Brasil. O clube carrega 4 títulos da competição e a última vez que levantou a taça, foi o ano passado, em duelo contra o Corinthians, vencendo nos pênaltis por 6 x 5. Os confrontos foram de empate, onde o primeiro aconteceu na casa do Timão, na Neo Quimica Arena, terminando em 0 x 0, e o segundo, no Maracanã, ficando em 1 x 1, com gols de Pedro e Giuliano.
Fora o Mengão, o Fluminense e o Vasco também já tiveram o gosto de ser campeão da Copa do Brasil. Em 2007, o Tricolor Carioca, levantou taça pela primeira e única vez na sua história. O duelo foi contra o Figueirense, onde venceu por 2 x 1 no placar agregado. Já o Vasco da Gama, conquistou a competição em 2011, sendo seu primeiro troféu também. O Gigante da Colina, empatou em 3 x 3 com o Coritiba, mas foi eleito o vencedor da Copa por fazer mais gols na casa do adversário.