Para muitas pessoas, o Santos é um dos maiores clubes da história do futebol mundial, principalmente devido aos grandes nomes que já vestiram a camisa do time. O time da baixa paulista tem conquistas tanto nacionais quanto internacionais com grandes campanhas e participações mais apáticas.
Porém, em uma das principais competições do país fica o questionamento em muitas pessoas. Quantas finais de Copa do Brasil o Santos jogou? Quantas vezes o clube ergueu o troféu? Quantas vezes o Peixe perdeu na final? Veja a seguir.
Quantas finais de Copa do Brasil o Santos jogou em toda a sua história
Para muitas pessoas que se perguntas a quantas finais de Copa do Brasil o Santos jogou, o clube chegou a várias vezes na final da competição. Entretanto, o time da baixada santista chegou a apenas duas finais, em 2010, onde conquistou o título da competição sobre o Vitória e em 2015 quando perdeu para o Palmeiras.
Entretanto, nesta lista de quantas finais de Copa do Brasil o Santos jogou existem muitas histórias e reviravoltas, indo desde grandes goleadas a jogo decidido nos pênaltis. Veja a seguir como foi as duas finais que o Peixe chegou.
Copa do Brasil de 2010
A primeira final santista em uma Copa do Brasil ocorreu no ano de 2010, de uma forma muito especial e história para o clube da baixada. Com Neymar, Paulo Henrique Ganso e André, os saudosos Meninos da Vila, o Peixe fez uma campanha irretocável até a final, passando por clubes como Atlético-MG e Grêmio, chegando na finalíssima diante da surpresa Vitória-BA, que contava com destaques como Elkeson e o zagueiro Wallace, que posteriormente seria campeão mundial com o Corinthians.
No jogo de ida da final, o Santos venceu pelo placar de 2 a 0, com gols de Neymar e Marquinhos. Na volta, o clube baiano venceu por 2 a 1, mas o resultado não impediu o primeiro e até então único título do clube paulista no torneio nacional.
Copa do Brasil de 2015
Por fim, a última vez em que o Santos chegou a grande final da Copa do Brasil foi em 2015, diante do Palmeiras, protagonizando uma das maiores decisões da história da competição.
Reeditando a final do Campeonato Paulista daquele ano, o Santos venceu o jogo de ida pelo placar de 1 a 0, gol de Gabigol. No entanto, a partida ficou marcada pelo gol perdido do atacante Nilson, quando o duelo já estava com a vantagem a favor do Peixe no placar, gol que fez muita falta na casa Palmeirense.
Na partida de volta, o Palmeiras abriu 2 a 0 já no segundo tempo, encaminhando o título. Porém, Ricardo Oliveira marcou na reta final do confronto, levando para os pênaltis a decisão. E nas penalidades brilhou a estrela do goleiro Fernando Prass, que além de defender uma das cobranças do Peixe, marcou o gol que definiu o título ao Alviverde.
Por fim, o Santos é uma das maiores equipes do futebol mundial e mesmo passando por problemas financeiros e no futebol, o clube ainda pode chegar a mais finais da competição