Uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro e uma das maiores do nordeste é o Sport, um time cheio de história e conquistas que vem tentando retornar aos anos de glória que o time viveu em outros momentos. Com isso, o clube já figurou em muitas disputas de título, mas em quantas finais de Copa do Brasil o Sport jogou? Quantas vezes foi campeão, veja a seguir uma lista com as melhores campanhas do Leão do Norte na competição.
Quantas finais de Copa do Brasil o Sport jogou?
Em toda a sua história, o Sport chegou a duas finais de Copa do Brasil, em 1989 e 2008. Com isso, o clube conquistou o título apenas em 2008, sobre o Corinthians, sendo o segundo troféu ao nível nacional do clube. Sendo assim, veja a seguir como foram as melhores campanhas do Leão do Norte em uma das maiores competições do futebol brasileiro.
Copa do Brasil 1989
Para começar a lista de quantas finais de Copa do Brasil o Sport jogou, temos a primeira edição da competição, disputada em 1989, o torneio tinha os moldes diferentes de hoje em dia, tendo somente os campeões e vice-campeões dos estaduais.
O Sport chegou sendo o campeão do pernambucano de 1988, fazendo uma grande campanha para chegar a final, eliminando times como Guarani, Vitória e Goiás. Já do outro lado estava o Grêmio, que para chegar a finalíssima passou por vários gigantes do futebol brasileiro como Bahia e Flamengo.
Entretanto, na final o Grêmio se saiu melhor nos dois jogos, após empatar em 0x0 no Recife, o tricolor gaúcho não teve muitas dificuldades para vencer o jogo da volta por 2×1, conquistando assim, o título da competição.
Copa do Brasil 2008
Por fim, chegamos ao título do Leão do Norte nesta lista de quantas finais de Copa do Brasil o Sport jogou. Na 20ª edição da competição, o clube foi considerado a grande surpresa da competição. Após eliminar gigantes como Palmeiras, Internacional e Vasco, o time chegou na final ainda sobre muita desconfiança.
Do outro lado, tinha o time do Corinthians que em 2008 disputava a Série B. Mas mesmo assim, o Timão era tido como favorito a conquistar o título da competição. Decerto, o clube paulista teve um caminho mais tranquilo, passando por times como Goiás, São Caetano e Botafogo nos pênaltis.
Com isso, os dois clubes fizeram dois grandes jogos na final. Na partida de ida, o Corinthians abriu 3×0 no placar. Mas na reta final o Sport diminuiu para 3×1, fazendo que esse gol fosse essencial para o título.
Já no confronto de volta, o Sport contou com a ajuda da sua grande torcida que lotou a Ilha do Retiro e viu o Leão do Norte vencer a partida por 2×0, conquistando o título da Copa do Brasil pelo critério de desempate do gol fora.
Por fim, o Sport ainda teve mais duas campanhas de destaque, em 1992 e 2003, quando nas duas oportunidades foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil.