Um dos clubes de maior história do Brasil e com grandes conquistas em seu curriculum, o Vasco da Gama tem passado por momentos difíceis nos últimos anos. Entretanto, sempre foi uma equipe muito presente na briga por títulos. Com isso, quantas finais de Copa do Brasil o Vasco jogou? Quantos títulos conquistou? Veja a seguir uma lista com as participações do clube em uma das principais competições do futebol brasileiro.
Quantas finais de Copa do Brasil o Vasco jogou?
Em toda a sua história, o Vasco chegou a duas finais de Copa do Brasil, em 2006 quando perdeu na final para o seu maior rival, o Flamengo e em 2011, onde venceu o Coritiba e conquistou até hoje o seu único título da competição.
Com isso, veja a seguir como foi cada campanha do Vasco nas duas vezes que chegou a final, que times encontraram no caminho até o final.
Copa do Brasil 2006
Logo no começo desta lista de quantas finais de Copa do Brasil o Vasco jogou, temos mais uma vez uma competição muito equilibrada e com diversas surpresas. Para chegar a final, o Vasco teve um caminho relativamente tranquilo, tendo passado por Botafogo da Paraíba, Iraty, Criúma, Volta Redonda e na semifinal o seu rival Fluminense, onde em dois jogos conseguiu fazer o resultado que precisava e chegar a final.
Já o Flamengo teve uma campanha bem parecida, tendo passado por ASA, ABC, Guarani, Atlético-MG e na semifinal a grande surpresa da competição, o Ipatinga, onde em dois jogos apertados conseguiu chegar a final da Copa do Brasil.
Com isso, os dois clubes se enfrentaram pela primeira vez em uma final de competição nacional, com dois grandes jogos. Porém, na partida de ida o Flamengo se saiu melhor e conseguiu um belo placar, ficando com um 2×0 com gols de Obina e Luizão, todos no segundo tempo.
No segundo jogo, a partida vinha até equilibrada, mas com a expulsão de Valdir Papel, o Flamengo conseguiu se sair melhor e com gol de Juan, garantiu o título do Fla.
Copa do Brasil 2011
Nesta lista de quantas finais de Copa do Brasil o Vasco jogou, chegamos o que é o até o momento o único título do Gigante da Colina da competição. Com um plantel bem montado e treinado o Vasco foi conseguindo fazer grandes atuações e chegou a final.
Pelo seu caminho, o clube o Vasco venceu o Comercial-MS, ABC, Náutico, Athletico-PR nas quartas de final, onde venceu pela regra do gol fora e Avaí na semifinal, onde em dois jogos conseguiu chegar a final sem muitas dores de cabeça.
Já Coritiba teve uma caminhada até o final um pouco mais complicada, onde passou por Ypiranga, Atlético-GO, Caxias, Palmeiras, onde no jogo de ida venceu por 6×0 e Ceará na semifinal, onde só conseguiu se classificar no jogo fora de casa por 1×0.
Nos dois jogos da final, tivemos uma partida bem aperta, na partida de ida, o Vasco venceu com gol de Alecsandro no segundo tempo. Com isso, o clube tinha a vantagem de perder por um gol no confronto de volta e foi o que aconteceu.
Já na partida de volta, o confronto foi cheio de gols e de reviravoltas. Logo aos 12 minutos o Vasco saiu na frente com Alecsandro mais uma vez. Porém, sofreu o empate com um gol de Bill e outro de Davi ainda no primeiro tempo, virando o confronto.
Entretanto, o Vasco empatou aos 12′, da segunda etapa e logo sofreu o terceiro gol, aos 21′, marcado por William. Sendo assim, devido ao seu gol fora o clube carioca conseguiu se manter firme no jogo e segurou o empate que deu o primeiro título da Copa do Brasil do Gigante da Colina.