O Corinthians conquistou vaga na final da Copa do Brasil de 2022, fazendo uma ótima campanha, com duas derrotas, dois empates e quatro vitórias.
De fato, o Corinthians é um dos principais clubes da Copa do Brasil, e chega para sua sétima final após vencer o Fluminense por 5 x 2 no agregado, e vai em busca de um título que não conquista desde 2009, ou seja, 12 edições sem levantar o troféu.
Em suma, na seis finais que o Corinthians já disputou, conseguiu sair vitorioso em três. Foram as edições de 1995, 2002 e 2009. Os rivais foram Grêmio, Brasiliense e Internacional, respectivamente.
A título de comparação, o rival desta edição da Copa do Brasil, Flamengo, também conta com três conquistas, em 1990, 2006 e 2013.
As outras três finais que o Timão disputou, no entanto, foram ruins para sua torcida. Nos anos de 2001, 2008 e 2018, o clube do Parque São Jorge acabou sendo vice-campeão. Os rivais foram Grêmio, Sport e Cruzeiro, respectivamente.
Além disso, o Corinthians ainda chegou em uma semifinal de Copa do Brasil, em 1997. Na ocasião, o Timão acabou sendo eliminado pelo Grêmio, após perder o primeiro jogo por 2 x 1 e empatar o segundo por 1 x 1. O Tricolor Gaúcho, vale ressaltar, acabou campeão da edição ao vencer o Flamengo na final.
Como foram as campanhas do Corinthians nos três títulos
Em suma, o Corinthians é tricampeão da Copa do Brasil, e costuma ter ótimas campanhas nas edições em que é campeão, principalmente dentro de casa.
Em 1995, o Corinthians disputou dez jogos, contra Operário Várzea Grande-MT, Rio Branco-AC, Paraná, Vasco da Gama e Grêmio, e conseguiu vencer todos os jogos dentro de sua casa.
Já como visitante, o Timão empatou duas vezes e venceu três jogos, conquistando o torneio pela primeira vez, de forma invicta.
Na segunda conquista, em 2002, o Corinthians foi campeão ao enfrentrar River-PI, Americano-RJ, Cruzeiro, Paraná, São Paulo e Brasiliense.
Em suma, o Timão venceu sete vezes, empatou duas vezes e perdeu em outras duas oportunidades, em um total de 11 jogos para conquistar o bicampeonato.
Por fim, o tricampeonato ocorreu em 2009. Na ocasião, o Timão tinha acabado de subir para o Campeonato Brasileiro, após o título do Brasileirão Série B de 2008, mesmo ano em que foi vice da Copa do Brasil pela segunda vez, contra o Sport.
Na campanha do tri, o Corinthians fez dez jogos, com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota. Os confrontos foram contra Itumbiara-GO, Misto-MS, Athletico Paranaense, Fluminense, Vasco da Gama, decidido pelo gol fora de casa após dois empates, e Internacional.