Quem foram os artilheiros do Campeonato Brasileiro 2003-2016

Você consegue lembrar quem foi o artilheiro do Brasileirão 2008?

O Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em formato de pontos corridos em 2003 (antes disso os 16 clubes mais pontuadores começavam as fases de mata-mata). De lá para cá tivemos edições muito disputadas e outras nem tanto. Apesar disso, os artilheiros sempre se destacaram, mas você sabe dizer quais foram os artilheiros das últimas 14 edições?

2003 – Dimba

31 gols
Vice: Renaldo (30)

Editácio Vieira de Andrade, vulgo Dimba, jogou futebol (e joga até hoje) por muitos clubes brasileiros, mas o grande ápice da carreira deste atleta ocorreu entre 2002-2003. No Brasileirão de 2003, jogando pelo Goiás, ele marcou 31 gols e foi o artilheiro da competição. Dimba ainda jogou no Flamengo e São Caetano antes de pipocar em clubes de menor expressão.

Atualmente, aos 43 anos, Dimba joga no time de sua cidade natal, o Sobradinho Esporte Clube.

2004 – Washington

34 gols
Vice: Alex Dias (22)

Washington Coração Valente, como ficou conhecido depois de passar por um delicado tratamento com problemas cardíacos e voltar a jogar em alto nível, destruiu qualquer estatística de 2004 com seus 34 gols no Brasileirão daquele ano pelo Atlético Paranaense.

Ele nasceu em Brasília mas ganhou relevância no futebol jogando pelo Caxias (RS), Paraná e Ponte Preta. Marcou 76 gols pela Macaca e foi vendido ao Fenerbahçe, da Turquia. A alta na carreira sofreria um baque quando ao sentir dores no peito, Washington teve o diagnóstico de lesões na artéria esquerda do coração. O procedimento foi um sucesso e o jogador veio ao Brasil para assinar com o Atlético-PR; foi reprovado nos exames.

O cara não desistiu, treinou seis meses sem receber salários e por sua conta em risco, refez exames e um ano depois das dores no peito, assinou um novo contrato com o Atlético. Em 2004, ele simplesmente marcou a maior quantidade de gols da história dos campeonatos brasileiros (1959-hoje).

2005 – Romário

22 gols
Vice: Alex Dias / Rafael Sobis / Borges – 19

Já em fase de fim de carreira, embora tenha ainda voltado para o Vasco anos mais tarde, Romário, na terceira passagem pelo clube cruzmaltino, foi o artilheiro do Brasileirão com 22 gols, em 2005. Infelizmente este ano ficará sempre lembrado como um dos mais sujos do futebol nacional, mas isso nada tem a ver com o baixinho e seus gols.

2006 – Souza

17 gols
Vice: Tuta / Cícero – 13

Souza é um conhecido centroavante do brasil. De personalidade forte, ele atuou por clubes como o Vasco, Inter, Flamengo, Corinthians, e Goiás. Foi com este último que em 2006 ele marcou 17 gols pelo Brasileirão e foi o artilheiro daquela edição da competição.

2007 – Josiel

20 gols
Vice: Acosta – 19

Em 2007 o gaúcho Josiel brilhou aos 27 anos pelo Paraná Clube e se tornou o artilheiro do Brasileirão. Nesse período ele já havia passado por praticamente todos os clubes médios do sul do Brasil. A ótima temporada pelo Paraná o levou para os Emirados Árabes.

2008 – Washington / Keirrison / Kleber Pereira

21 gols
Vice: Alex Mineiro – 19

Um ano atípico e muito disputado do Brasileirão terminou com três jogadores na artilharia. Repatriado pelo Santos e também marcou o mesmo número de gols de Washington.

Contrastando totalmente com as carreiras consolidadas dos adversários, o jovem Keirrison despontava pelo Coritiba e igualmente marcou 21 gols.

2009 – Adriano / Diego Tardelli

19 gols
Vice: Val Baiano

Depois de voltar ao Brasil por empréstimo ao São Paulo, Adriano Imperador regressou seu clube do coração, o Flamengo; em 2009 ele liquidou com o Brasileirão com 19 gols e o título para o time rubro-negro. Por outro lado, Diego Tardelli, mesmo com o Galo no meio da tabela Tardelli destoou com a artilharia.

2010 – Jonas

23 gols
Vice: Neymar

Jogando pelo Grêmio, Jonas foi artilheiro do campeonato Brasileiro de 2010. Com 23 gols, desbancou um certo menino da Vila Belmiro de cabelos extravagantes. Com a marca, Jonas é também o maior artilheiro do Grêmio em uma edição do Brasileirão.

Atualmente Jonas defende a cor vermelha do Benfica é o brasileiro com mais gols na história do clube.

2011 – Borges

23 gols
Vice: Fred – 22

Embalado pela temporada passada no Grêmio e com a ajuda de um ataque matador, Borges deitou e rolou na artilharia do Brasileirão 2011. Ele tinha simplesmente Neymar como principal garçom e ficou à frente de Fred do Fluminense.

2012 – Fred

20 gols
Vice: Luis Fabiano – 17

Se no ano anterior a artilharia bateu na trave, em 2012 Fred levou o Fluzão ao título nacional e conseguiu a artilharia da competição. Ao todo Fred marcou 172 gols pelo Fluminense. Hoje ele defende as cores do Atlético Mineiro.

2013 – Ederson

21 gols
Vice: Hernane / Dinei – 16

Em 2013 o título ficou com o Cruzeiro, o vice com o Grêmio, mas a artilharia foi toda de Éderson, no Atlético Paranaense. Ele marcou 21 gols contra 16 dos segundos colocados. Passando por outros times em sua carreira, Éderson hoje joga de novo no Atl-PR.

2014 – Fred

18 gols
Vice: Henrique – 16

Em 2014 um novo título do Cruzeiro, embalado pela estrela de Everton Ribeiro. No entanto a artilharia foi novamente de Fred, no Fluminense. O centroavante é um verdadeiro matador.

2015 – Ricardo Oliveira

20 gols
Vice: Vagner Love – 14

Depois de se lançar ao futebol pela Portuguesa e passar pelo Santos, Ricardo Oliveira teve uma extensa trajetória no exterior antes de voltar em definitivo para o Brasil. Jogando pelo Santos Oliveira encantou novamente o Brasil com muitos gols.

2016 – Fred / Diego Souza / Willian Potker

14 gols
Vice: Grafite – 13

Em termos de gols o campeonato foi equilibrado, uma vez que os artilheiros marcaram apenas 14 gols, cada. O Palmeiras foi o campeão do ano passado e o Santos o vice.

2017 – Contando…

Qual será o campeão deste Brasileirão? Quem será o artilheiro? É melhor você voltar aqui quando o ano acabar!

Se você gostou, compartilhe, comente e acesse o Minha Torcida para mais conteúdos como este.

Márcio BohrerMárcio Bohrer

Fotógrafo e Jornalista do Oficina da Net há 9 anos

[blocksy_breadcrumbs]