A grosso modo, vamos comparar esse começo de temporada sem o centroavante norueguês Haaland com os outros que o Borussia Dortmund teve ele em seu elenco.
Na temporada 2022/23, o Borussia vem de sete jogos disputados na Bundesliga, dois jogos na Champions League e um jogo na DFB Pokal. Vamos pegar essa amostra e comparar com as temporadas 2020/21 e 2021/22 com a mesma quantidade de jogos. Na temporada 2019/20, ele jogou pelo Borussia, mas chegou apenas no meio da temporada. Então não jogou os primeiros 10 jogos.
Na atual temporada da Bundesliga, como já dito, são sete jogos, com nove gols feito e sete sofridos, estando na vice-liderança com 15 pontos, dois a menos que o líder. Na Champions, são dois jogos, quatro gols feitos e dois sofridos, três pontos conquistados, 2º no grupo. Na Copa da Alemanha, DFB Pokal, são três gols feitos e zero sofridos, em 10 jogos são 16 gols feitos e 9 gols sofridos.
Os artilheiros da temporada até o momento são Marco Reus e Jude Bellingham, com três gols cada. Dois jogadores se dividem em 2º com dois gols cada, Moukoko e Guerreiro. Já em 3º são seis jogadores com um gol, Wolf, Brandt, Modeste, Bynoe-Gittens, Malen e Adeyemi. Total de 16 gols divididos entre 10 jogadores.
Nas assistências, Marco Reus lidera com quatro, seguido por Brandt, com três, Reyna, com duas, e Wolf, Malen, Özcan, Moukoko e Guerreiro, com uma cada.
Já nas temporadas com Haaland entres seus jogadores, nesses mesmos 10 jogos, na temporada 2020/21, foram 23 gols feitos e oito sofridos, um aumento de 43% em gols feitos. Desses gols, 10 foram contribuições de Haaland, com oito gols e duas assistências. Na temporada 2021/22, foram 25 gols 56% maior que na atual temporada. Desses, 14 foram vão para a conta de Haaland, que anotou 11 gols e três assistências.
Então, com esses números, podemos concluir que, mesmo estando na briga pelo título alemão, da Champions e da Copa da Alemanha, a quantidade de gols dessa temporada está menor. Também podemos evidenciar que não existe um substituto no elenco, ninguém pegou a posição de centroavante do clube e disse “é minha”. O clube até tentou contratar jogadores para essa posição. Haller, com problemas de saúde, não estreou e isso pode demorar muito a acontecer. Também Modeste, mas esse não entrou nos encantos da torcida e só marcou um gol até o momento.
O que podemos esperar e torcer é que, mesmo que não apareça um fazedor de gols, a temporada continue com a equipe se dividindo em quem faz os gols e sofrendo poucos. Assim, podemos, quem sabe, no fim da temporada, comemorar um título.