Confira aqui no Minha Torcida quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo. Relembre 2018, o percurso da Seleção Brasileira, ânimo do torcedor, inclusive a expectativa no camisa 10 Neymar Jr.
Conteúdo
Relembre quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo, em 2018
Como diz o outro: recordar é viver. E nesse caso, é no mínimo interessante relembrar quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo. Isto, pois a Copa do Mundo 2022 já está em cima e, porque sempre dá para aprender com os erros.
A seguir, no Minha Torcida, você verá com detalhes o caminho da Seleção Brasileira até o fatídico dia e quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo. Um pouco de Neymar, Tite e a expectativa dos torcedores na época também.
Tite e a expectativa dos torcedores
Não seria crucial retomar todo o percurso para entender ou simplesmente lembrar quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo, no entanto, a ideia aqui é trazer uma ótica diferente.
Seguindo essa linha de raciocínio, o Brasil estreou na Copa do Mundo 2018 sobre boas expectativas, não tantas como essa de 2022, pelo menos no início, contudo eram boas energias. O Brasil tinha em Tite a confiança renovada para mais uma disputa de mundial. Feita uma grande eliminatória, vitória convincente frente a Argentina e Uruguai, principalmente.
O povo pediu Tite. Como se fosse um chamado para sentar na cadeira presidencial da república brasileira. Tite atendeu e fez um grande trabalho. Incrivelmente, até hoje não há um técnico brasileiro com números ou relevância iguais, ou mesmo melhores que as de Tite para assumir a cargo mais pesado do futebol brasileiro.
E no decorrer do mundial 2018, com o Brasil avançando, paralelo às eliminações de outras equipes consideradas difíceis de bater (Argentina, Alemanha, Uruguai, etc.), as expectativas dos torcedores brasileiros só inflamaram.
Neymar
Sem esquecer de Neymar que estava simplesmente fantástico no Barcelona, desempenhando um papel importante na seleção, mesmo após mudar-se para o PSG. Por um tempo foi até capitão oficial do grupo.
Enfim, o Brasil tinha um bom grupo e podia, sim, ter chegado na final. Neymar demonstrava uma maturidade em seu jogo como nunca antes e o torcedor gostou. Gostou tanto que ficou preocupado com a saída do craque para o PSG.
Fato é que nos últimos dois anos de Barcelona, Neymar jogou um futebol incrivelmente agradável. Com seus dribles brasileiros, sim, no entanto, bem completo e objetivo. Parecia que em breve Neymar seria o sucessor de Messi no Barça. Questão de tempo.
Fase de grupos de 2018
Para entender uma história, muitas vezes é preciso dar início pelo começo. E para saber quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo, passaremos pela primeira fase… o início… neste caso, a fase de grupos.
Por curiosidade, o Brasil enfrentará alguns velhos conhecidos de fase de grupos em 2018 nesta Copa do Mundo 2022: Suíça e Sérvia. A saber, este ano o grupo é fechado por Camarões, no entanto, na época a Costa Rica era a quarta integrante.
Suíça
Pois bem, antes de chegar na fase de quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo, os comandados de Tite encararam a Suíça de Xherdan Shaqiri na estreia. Jogo que parecia tranquilo após gol de Philippe Coutinho aos 20′. Mas Steven Zuber, com passe de Shaqiri, tratou de complicar a vida dos brasileiros no minuto 50.
Brasil ficou no empate em sua estreia e o povo sabe que brasileiro já fica preocupado quando não começa com o pé direito.
Costa Rica
Na sequência, Brasil pegou os costa-riquenhos e o paredão Keylor Navas, na época titular do tri campeonato seguido de Champions League com o Real Madrid.
Jogo decidido no apagar das luzes. Brasil parecia desesperado para furar as redes. Não se encontrava nas jogadas, até que saem dois gols brasileiros nos acréscimos. Gabriel Jesus assistiu Coutinho aos 91′ e Douglas Costa fez Neymar chorar no minuto 97.
Sim, Neymar, talvez sobrecarregado pelo peso de decidir para o Brasil, chorou no apito final, agradecendo aos céus. Era até possível escutar a energia do povo brasileiro emanando: “Agora sim, com a vitória, bora pra cima!”
Sérvia
Energizados pela primeira vitória, o Brasil encarou a Sérvia de Matić, Tadić, Kolarov e cia ainda sem grandes facilidades, porém com menos sufoco, obtendo mais um 2 x 0. Paulinho foi as redes com a ajuda de Coutinho aos 36′. Depois, Thiago Silva se consagrou após assistência de Neymar no minuto 68.
Brasil classificado em primeiro com sete pontos seguido de Suíça e seus cinco pontos.
Oitavas de final de 2018 – México
Sobre Brasil x México nos últimos anos, poderia até encaixar o hino do Flamengo, pois: “Contra o México é o Ai, Jesus”. Brincadeiras a parte, México e especialmente seu goleiro Guillermo Ochoa são sempre adversários duros de confrontar.
Brasil só encontrou o caminho do gol no segundo tempo. Venceu por 2 x 0 com gols de Neymar (51′ – passe de Willian) e Firmino (88′), mas ainda assim Ochoa foi considerado o melhor mexicano em campo. Prova de seu alto nível e que dessa vez, perdeu apenas em jogadas muito difíceis de superar.
Então, quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo nas Quartas de final?
Foi a Bélgica. O cenário para o Brasil a partir dessa fase era ótimo e os torcedores brasileiros faziam mais e mais festas nos metrôs da Rússia. Até o jogo entre Brasil x Bélgica no dia 6 de julho, marcado para às 15h (horário de Brasília), a Seleção Brasileira já não se preocupava com Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal, Alemanha e Colômbia.
Dentre os campeões mundiais restavam Brasil (o maior de todos), França e Inglaterra. De fato, os brasileiros tinham motivos para acreditar. Mas não esperavam que uma tal geração belga pararia esse caminho rumo ao Hexa. Brasil x Bélgica, tá aí quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo.
Em suma, Brasil fez um fraco primeiro tempo e isso foi fatal. Gol contra de Fernandinho aos 13′ e De Bruyne ampliando no minuto 31 com passe de Lukaku. Era tudo que a seleção não precisava. Os comandados de Tite voltaram bem melhor para o segundo tempo. Nos últimos 20 minutos, então, dominaram. Tanto que Renato Augusto descontou aos 76′ com passe de Coutinho. Havia esperança!
Talvez, quis o destino que a última delas caísse nos pés de Neymar. O craque pós Pelé, Romário, Ronaldo, Ronaldinho e Kaká, entre tantos outros que chegam para brilhar…
Douglas Costa passou para Neymar posicionado na frente da meia-lua da área belga, bateu colocado de primeira e parecia que o tempo havia desacelerado. Courtois tirou aquela bola incrivelmente, um banho de água fria nos brasileiros.
No entanto, quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo não importa mais, claro que não pode cometer o mesmo erro, mas agora é outro cenário. Brasil é o grande favorito ao título. O mundo inteiro diz isso e de fato, são mais de seis anos de trabalho do ainda técnico da Seleção Brasileira, Tite.
Joachim Löw precisou de quase uma década para ser campeão mundial. Certamente, os brasileiros não querem “que a pergunta quem tirou o Brasil da última Copa do Mundo?” se atualize em 2022. De um jeito ou outro, restam poucas dúvidas de que Brasil está no caminho rumo ao Hexa.
Foto destaque: Divulgação/UOL