Chegamos nos primeiros dias da temporada de 2020 no futebol brasileiro. Ainda em meio de definições dos principais clubes sobre contratações, as competições já batem à porta e a primeira delas sustenta a essência do nosso futebol: Os estaduais. Pensando nisso, faremos uma série de artigos sobre os principais campeonatos regionais do país. Desta vez, iremos analisar o Campeonato Carioca.
FAVORITOS
Como de costume nos últimos anos, o grande e único favorito para esta edição é o Flamengo. Clube mais vitorioso da América do Sul em 2019, o rubro-negro não irá utilizar a força máxima dos primeiros jogos do ano, mas irá contar com os novos reforços, como o atacante Pedro Rocha e o zagueiro Gustavo Henrique. Caso seja realmente contratado, o atacante Michael também irá compor o grupo para a disputa do estadual.
Por outro lado, Vasco da Gama correm por fora na disputa. No tricolor carioca, a chegada do técnico Odair Hellmann pode dar um bom efeito rapidamente, mas as saídas de Caio Henrique, Allan e Daniel fazem com que a qualidade da equipe seja atualmente inferior.
No Botafogo, a grave crise financeira impede o clube de fazer grandes contratações. Apostando em jogadores jovens e com saídas de jogadores com alto custo como Diego Souza, o Fogão aparece como o time mais inferior entre os quatro maiores do estado, mas a permanência do técnico Alberto Valentim pode fazer com que o entrosamento seja o diferencial para roubar a cena.
No Vasco da Gama, a contratação do técnico Abel Braga é tida como a grande reposição para a saída de Vanderlei Luxemburgo. Além disso, a contratação do atacante Germán Cano atende uma das principais carências do time: O comando de ataque. Entretanto, a saída de alguns nomes, como o meia Richard, fazem com que o clube cruz-maltino busque opções no mercado de acordo com a realidade financeira da instituição.
QUEM PODE SURPREENDER
Duas equipes podem roubar a cena nesta edição do Campeonato Carioca: Madureira e Bangu. Além de serem as mais tradicionais do futebol carioca, o fato de estarem em um maior período de preparação para o estadual faz com que estes times possam tomar o posto de grande surpresa da competição.
Muito tradicional no futebol carioca, Madureira pode surpreender em 2020. (Foto:Divulgação)
QUEM SUBIU
Para a edição de 2020, o Cariocão 2020 terá duas novidades: Friburguense (campeão da série B1), e América (vice-campeão) estão de volta à elite do futebol carioca. Mais tradicional, o América tem mais probabilidade de se manter na 1ª divisão,e pode se prevalecer do fator “casa” para conseguir isso. Por outro lado, o Friburguense irá trabalhar com uma equipe mais inferior tecnicamente, e poderá ter mais dificuldade.
Veja as partidas da 1ª rodada do Campeonato Carioca (Taça Guanabara):
18/01:
Resende x Boavista: 16h30
Volta Redonda x Botafogo: 18h
19/01:
Vasco da Gama x Bangu: 16h
Cabofriense x Fluminense: 19h
*Resta definição da primeira fase para formulação das partidas restantes