Chegamos nos primeiros dias da temporada de 2020 no futebol brasileiro. Ainda em meio de definições dos principais clubes sobre contratações, as competições já batem à porta e a primeira delas sustenta a essência do nosso futebol: Os estaduais. Pensando nisso, faremos uma série de artigos sobre os principais campeonatos regionais do país, e começamos com o mais rico e o mais forte deles: O campeonato paulista.
FAVORITOS
A edição de 2020 do Campeonato Paulista pode ser a mais equilibrada dos últimos anos. Isso porque nesta temporada não há um grande favorito para levantar a taça, e com 3 dos 4 favoritos iniciando a temporada sob novos comandos técnicos, o rápido entrosamento pode ser o diferencial para eleger o campeão desta temporada.
Pela força de seu elenco, o Palmeiras aparece como principal favorito ao título. Assim como em 2019, o Verdão apresenta mais opções em seu plantel, além de contar com um técnico muito identificado com o clube. Mesmo sem o mesmo poder no mercado dos últimos anos, o Palmeiras já desponta como um dos principais, senão o principal time do Campeonato Paulista. Mais uma vez, o Verdão tem tudo para acabar com o jejum e títulos do Paulistão, que dura 10 anos. O último título foi em 2008, em cima da Ponte Preta.
Santos ficam em segundo plano, mas não menos importantes. Pelo lado do tricolor do Morumbi, a permanência do técnico Fernando Diniz pode ser o diferencial para que a equipe consiga encerrar o jejum de títulos do clube, que já dura 7 anos. Mesmo que ainda sem nenhum reforço confirmado, o São Paulo conta com a recuperação de nomes consagrados, como Alexandre Pato e Hernanes, para voltar ao rumo das glórias.
No Santos, a chegada do renomado técnico português Jesualdo Ferreira é a grande aposta do clube para o Paulistão. Mesmo sabendo que é necessário um certo período de adaptação, o Peixe busca surpreender os rivais com uma metodologia de jogo diferente. Um título em um curto espaço de tempo pode ser importante para o prosseguimento do trabalho.
No Corinthians, ainda não há uma definição sobre como será o time nos primeiros meses da temporada. Mesmo com o alto investimento nesta janela de transferências, como o meia Luan, que custou cerca de R$22 milhões, e a chegada do técnico Tiago Nunes, o Timão busca retomar o caminho do sucesso, após um ano de 2019 extremamente decepcionante.
QUEM PODE SURPREENDER
Obviamente, há muita expectativa sobre o desempenho do RB Bragantino. Campeão da série B do Campeonato Brasileiro em 2019, e com grande poderio financeiro com a ajuda de investidores, o time do interior paulista pode se colocar entre os grandes novamente depois de muito tempo. Contratando jovens jogadores, como o atacante Artur e o meia Thonny Anderson, o Massa Bruta promete dar trabalho aos grandes nessa temporada.
RB Bragantino tem alto investimento para surpreender na temporada. (Foto:Divulgação)
Mesmo com o alto investimento do RB Bragantino, outras equipes podem tomar o posto de grande surpresa do Paulistão 2020. Os tradicionais clubes da cidade de Campinas, como Guarani e Ponte Preta, além do Ituano, campeão em 2014 e que conta com sua grande tradição no estado para chegar longe nesta temporada.
QUEM SUBIU
Para a temporada de 2020, o Campeonato Paulista conta com duas novas equipes: Inter de Limeira (campeão da série A2) e Santo André (vice-campeão) chegam para a elite do futebol paulista apostando no fator casa para permanecer na 1ª divisão do estadual.
Elano será o técnico da Inter de Limeira no Paulistão 2020. (Foto:Divulgação)
Veja as partidas da 1ª rodada do Campeonato Paulista 2020:
22/01:
Novorizontino x Oeste: 17h
Inter de Limeira x Guarani: 19h15
Ituano x Palmeiras: 19h15
São Paulo x Água Santa: 21h30
23/01:
Feroviária e Mirassol: 16h30
Ponte Preta x Santo André: 19h
Santos x RB Bragantino: 19h15
Corinthians x Botafogo-SP: 21h30