Revelado no Joinville, o jogador Ramires anunciou nesta quarta-feira (28) sua aposentadoria aos 35 anos. O atleta estava sem atuar desde 2020 após deixar o Palmeiras.
Através de seu perfil no Instagram, o ex-volante agradeceu aos clubes em que jogou:
“Depois de algum tempo refletindo, gostaria de comunicar que decidi encerrar oficialmente a minha carreira como jogador de futebol profissional. Nesse momento, só me resta agradecer primeiramente a Deus por Ele ter me capacitado e me conduzido aos patamares mais altos que o esporte pode oferecer. Muito obrigado também a todos os clubes pelos quais passei. Sempre levarei vocês e seus torcedores em meu coração.”
Trajetória de Ramires
Ramires, nasceu em uma cidade no interior do Rio de Janeiro, chamada Barra do Piraí. Aos 18 anos, iniciou sua carreira como profissional em 2005 pelo Joinville, clube em que foi revelado. Suas atuações pela equipe logo se tornaram destaque e assim, seguiu carreira em outros times.
Em 2007, o ex-meio-campista assinou contrato com o Cruzeiro e participou de grandes momentos no clube. Ramires ganhou dois títulos do Campeonato Mineiro pelo time celeste, participou de 111 jogos enquanto esteve na equipe e marcou 27 gols. Entre outros destaques, ele foi eleito o melhor volante do Campeonato Brasileiro em 2008 e vice-campeão da Copa Libertadores de 2009, ano em que foi vendido a um clube europeu.
O Benfica, time português, se interessou pelo ex-jogador que foi negociado por 19 milhões de euros (R$ 40 milhões). Contudo, Ramires atuou durante apenas uma temporada em Portugal e logo foi vendido ao Chelsea, grande clube inglês.
No Chelsea, escreveu grandes momentos de sua carreira. Além de conquistar uma Liga Europa, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga Inglesa e uma Premier League, o ex-volante se destacou na temporada de 2011/12 quando o Chelsea conquistou o título da Liga dos Campeões.
Após deixar os blues, Ramires atuou na China pelo time Jiangsu Suning entre os anos 2016 e 2019. O último clube que jogou foi o Palmeiras em 2019, quando retornou ao Brasil.
Ramires na Seleção Brasileira
O ex-volante também teve oportunidades na seleção e foi convocado em duas Copas do Mundo, nos anos 2010 e 2014, além de participar da Copa América de 2011. Ainda pela seleção, Ramires conquistou o título da Copa das Confederações de 2009 e em 2008, foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos. Em 52 jogos atuando pela camisa amarela, o ex-jogador marcou quatro gols.
Na postagem, Ramires também agradeceu à Seleção Brasileira e à CBF:
“Gratidão também à Seleção Brasileira de Futebol @cbf_futebol por ter me proporcionado o prazer de disputar duas Copas do Mundo, o que foi a realização de um sonho.”
Ao final do texto publicado, Ramires disse que agora possui novos rumos seguindo com a mesma felicidade e coragem do menino que saiu de sua cidade no interior em busca de um sonho.
“Vou seguir para outros rumos, mas com a mesma felicidade coragem que tive desde pequeno, quando, contra todas as expectativas, saí minha cidade no interior do Rio de Janeiro para ganhar o mundo. Obrigado por tudo, futebol!”