Apesar dos campeonatos estudais não ter muita relevância para os grandes e mais tradicionais clubes do Brasil. Por outro lado, a competição pode ser a única oportunidade de muitos times a conquistarem um título na temporada. Neste sentido, trouxemos os maiores campeões estaduais do Brasil.
+Clubes brasileiros mais populares no Twitter
Confira quem lidera o ranking com os maiores campeões estaduais do Brasil
Com o título de “maior campeão do mundo” o ABC de Natal tem nada menos que 57 títulos do Campeonato Potiguar de Futebol. O time é o único a conquistar tantas vezes um mesmo torneio de futebol. Vale lembrar que o clube passou em 2018 a marca de Rangers, da Escócia e Linfield, da Irlanda do Norte, ambos com 54 conquistas.
Na atual temporada, a equipe já soma 10 pontos com quatro partidas jogadas, sendo três vitórias e um empate. Além de ter balançado as redes 12 vezes, ou seja, uma média de quatro gols por jogo.
Em segundo lugar vem o Bahia e o Paysandu-PA, ambos os clubes somam 49 canecos cada. São equipes conhecidas pelo Brasil, mas que não tem um poder grande de conquistar outros títulos.
Em relação aos grandes clubes, o primeiro que aparece no ranking é o Atlético Mineiro. O Galo, conquistou 47 vezes o Campeonato Mineiro. O clube mineiro vai em busca do seu quarto troféu seguido da competição, tendo ganho em 2020, 2021 e 2022. Seu rival, o Cruzeiro, está mais abaixo com 39 vezes conquistado o torneio.
Após o Atlético-MG, na sequência aparece o Internacional do Rio Grande do Sul, com 45 títulos. Contudo a equipe está em um jejum desde 2016 sem levar a taça para a casa. Os últimos campeões do Campeonato Gaúcho foi o Grêmio, em cinco oportunidades e o Novo Hamburgo, apenas uma vez. Portanto, confira o ranking completo dos maiores campeões estaduais do Brasil.
Os maiores campeões estaduais do Brasil
Confira os maiores campeões estaduais do Brasil, com grandes clubes popularmente conhecidos compondo a lista.
- ABC-RN – 57 títulos
- Bahia-BA – 49 títulos
- Paysandu-PA – 49 títulos
- Rio Branco-AC – 47 títulos
- Remo-PA – 47 títulos
- Atlético-MG – 47 títulos
- Internacional-RS – 45 títulos
- Ceará-CE – 45 títulos
- Fortaleza-CE – 45 títulos
- Nacional-AM – 43 títulos
- Sport-PE – 42 títulos
- Grêmio-RS – 41 títulos
- CSA-AL – 40 títulos
- Cruzeiro-MG – 39 títulos (soma 1 título do Supercampeonato Estadual)
- Coritiba-PR – 39 títulos
Fonte: ge