Recentemente a TV Globo anunciou uma mudança surpreendente nas suas transmissões de partidas de futebol, a extinção da Central do Apito. Criada com a intenção de explicar melhor as situações que aconteciam dentro do campo, a iniciativa acabou não indo para frente, além de sofrer duras críticas de árbitros, que apontavam uma interferência desnecessária que acontecia nas partidas devido a iniciativa. Raphael Claus, arbitro de futebol, é um dos críticos.
Ao ser entrevistado pelo Flow Esporte Clube, podcast voltado a discussão sobre futebol e outros esportes, o árbitro comentou sobre como era a visão dos profissionais da arbitragem em relação a Central do Apito e revelou que se sentiu aliviado com a extinção do formato.
“Aliviou sim. Demais. Por que assim, essa informação que às vezes se falava ao vivo. Vamos supor, o jogo estava sendo transmitido e 10 milhões de pessoas acompanhando. Aí ali o cara fala ‘esse lance não é vermelho'. Aí depois da partida aparecia no programa para 100 mil pessoas e às vezes corrigia. Só que ele falou para 10 milhões e está corrigindo para 100 mil. E outro detalhe, às vezes falam na transmissão e rapidinho chega no campo (para os jogadores). E isso distorce o jogo. ‘Falou lá que foi pênalti'. E isso é ruim para o futebol. É uma ferramenta que atrapalha o jogo”, afirmou Raphael Claus.
Uma outra critica que era feita por alguns profissionais do apito é de que a Central do Apito levava muito a opinião do modo como o árbitro que estava avaliando agia enquanto era profissional da arbitragem, o que causa desconforto com os outros profissionais. Além disto, existia uma opinião e quando o VAR chamava o comentário mudava. Claus, na entrevista, completou sobre o assunto.
“Tem muitos fatores que às vezes atrapalham. E quando tinha a Central do Apito atrapalhava um pouco por causa disso. Às vezes o comentarista não está avaliando o que o árbitro é orientado. Ele está dando uma opinião pessoal dele. E isso é ruim. Ele pode até falar ‘Na minha opinião isso não é pênalti', ou ‘isso não é cartão vermelho'. Mas os árbitros são orientados nessa situação a dar. Senão ficava uma fumaça. Você vai escutar uma coisa que às vezes não é realidade”, afirmou.
Internautas criticam Raphael Claus nas redes sociais
A fala do árbitro causou sentimentos diversos nos torcedores. Alguns, concordaram com Claus, mas alegaram que mesmo assim ele continua sendo um péssimo juiz. Outros porém, apontaram que a iniciativa da TV Globo, só estava sofrendo criticas porque atrapalhava os árbitros que estavam com “segundas intenções”.