No início da semana, a CONMEBOL atualizou o ranking de clubes da América do Sul. Os critérios adotados pela entidade é o histórico como um todo nas competições continentais (Libertadores e Copa Sul-Americana) e ainda o desempenho das equipes nas últimas edições.
Corinthians e Fluminense rebaixados
Portanto, após a divulgação do ranking, Corinthians e Fluminense são os clubes que irão competir a edição de 2023 com as piores posições.
O Timão, se encontra na 24ª posição e o Flu está apenas na 32ª colocação. Portanto, os clubes não serão cabeça de chaves nos grupos da Libertadores.
Corinthians e Fluminense garantiram vaga na competição pelo Brasileirão 2022, no qual terminaram em 4º e 3º, respectivamente.
Além deles, estão garantidos no torneio continental, Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR, Atlético-MG e Internacional. Vale destacar, que o Galo conseguiu a vaga através na pré-Libertadores que antecede o início da fase de grupos. Apenas o Fortaleza que ficou de fora, após perder para o Cerro Porteño por 3 x 1 no placar agregado.
No dia 27 de março, será sorteado os times que será composto em cada grupo. Ao todo, são 32 times e os de mesmo país não poderão estar no mesmo grupo, com exceção dos clubes classificados pela pré-Libertadores. Neste caso, Atlético Mineiro, poderá cair em um dos grupos de seus rivais nacionais.
Confira como está os postes do sorteio que será realizado na próxima segunda-feira (27), a partir das 21h, horário de Brasília. Corinthians e Fluminense estão no mesmo grupo para o sorteio.
Confira os potes
Pote 1
- Flamengo – Brasil
- River Plate – Argentina
- Palmeiras – Brasil
- Boca Juniors – Argentina
- Nacional – Uruguai
- Athletico-PR – Brasil
- Independiente del Valle – Equador
- Olimpia – Paraguai
Pote 2
- Libertad – Paraguai
- Atlético Nacional – Colômbia
- Internacional – Brasil
- Barcelona – Equador
- Racing – Argentina
- Corinthians – Brasil
- Colo Colo – Chile
- Fluminense – Brasil
Pote 3
- Bolívar – Bolívia
- The Strongest – Bolívia
- Melgar – Peru
- Alianza Lima – Peru
- Argentinos Juniors – Argentina
- Metropolitanos – Venezuela
- Aucas – Equador
- Monagas – Venezuela
Pote 4
- Liverpool – Uruguai
- Deportivo Pereira – Colômbia
- Ñublense – Chile
- Patronato – Argentina
- Atlético-MG – Brasil
- Sporting Cristal – Peru
- Cerro Porteño – Paraguai
- Independiente Medellín – Colômbia