Recordes já batidos na Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo está caminhando para a sua fase final e até as oitavas de final já aconteceram muitas quebras de recordes. Dessa forma, confira os 10 recordes já batidos na Copa do Mundo 2022.

Recordes batidos na Copa do Mundo 2022

1 – País anfitrião

Sem pontuar, a seleção do Catar desenvolveu a pior campanha de um país anfitrião na história das Copas. Antes disso, quem tinha o pior desempenho era a África do Sul, em 2014, com quatro prontos, onde empatou com o México e venceu da França.

2 – Seleção com mais jogos na Copa do Mundo

Ao iniciar a 22ª edição da Copa do Mundo, Brasil e a Alemanha estavam empatados com 109 partidas jogadas no Mundial. Contudo, com a saída dos alemães ainda na fase de grupos, a seleção brasileira passou a ser o time com mais jogos no Mundial, com o duelo de sexta-feira (9), serão 114 partidas.

3 – Maior sequência de vitória na fase de grupos

Outro recorde da seleção brasileira, que teve 17 vitórias seguidas na fase de grupos. Em 1998, perdeu para a Noruega por 2 x 1 e desde então, nunca tinha perdido nenhum jogo até a última rodada da fase de grupos da Copa do Catar, onde perdeu por 1 x 0 para Camarões.

Sendo assim, foram 14 vitórias e apenas três empates com Portugal (2010), México (2014) e Suíça (2018). Antes, a sequência tinha sido da seleção da Alemanha, entre 1990 até 2010, com 16 jogos sem perder.

4 – Jogador mais velho a marcar em uma fase de mata-mata

Na goleada de Portugal contra a Suíça,  Pepe marcou o segundo gol dos portugueses e se tornou o jogador mais velho a balançar as redes em uma fase de mata-mata da Copa. O zagueiro luso-brasileiro tem 39 anos e 283 dias e quebrou o recorde do camaronês Roger Milla que tinha 38 anos e 34 dias quando fez um gol contra a Colômbia em 1990, nas oitavas de final.

5 – Jogadores com cinco participações em copas

Nessa edição, Cristiano Ronaldo, Messi, Ochoa e Guardado, chegaram na sua quinta Copa do Mundo, entrando para um grupo seleto de jogadores que disputaram cinco edições de Mundiais. Os outros atletas são: Carbajal, Lothar Matthaus, Buffon e Rafa Márquez. 

6 – Primeiro jogador a balançar as redes em cinco edições de Copas

Do mesmo modo, Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador a marcar em cinco Copas diferentes, sendo em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Logo no primeiro duelo do torneio contra a Gana, CR7 converteu o pênalti que ele mesmo sofreu e fez seu oitavo gol com 20 partidas jogadas na competição.

7 – Maior artilheiro da Copa antes dos 24 anos

Nesta Copa do Catar o francês Mbappé já soma cinco gols e ainda tem no mínimo mais um jogo para aumentar esse número, contra a Inglaterra no próximo sábado (10). Nesse sentido, com os outros quatro gols marcados em 2018, o atacante passou a marca de Pelé, que tinha balançado as redes sete vezes até os 24 anos.

8 – Brasileiro mais velho a estar em uma Copa do Mundo

Esse recorde foi quebrado duas vezes nessa edição. De início, foi com o Thiago Silva, aos 38 anos, quando jogou as duas primeiras partidas da seleção brasileira. Contudo, na terceira partida, com 39 anos, Daniel Alves fez sua estreia no Mundial e se tornou o jogador brasileiro mais velho a jogar uma Copa do Mundo.

9 – O jogador sul-americano com mais jogos na Copa do Mundo

Na sua quinta Copa do Mundo e titular de todas as partidas, Lionel Messi se tornou o jogador sul-americano com mais partidas disputadas em um Mundial. O argentino deixou para trás Mascherano (20), Cafu (20) e Maradona (21).

10 – Copa do Catar é a edição com mais empates sem gols

A Copa do Mundo de 2022 igualou as edições de 1982, 2006, 2010 e 2014 ao ter sete jogos empatados sem gols. Sendo assim, com mais oito jogos para acontecer até a final, se acontecer ao menos mais um empate em 0 x 0, essa edição quebra o recorde.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]