Nesta quarta-feira (5), Red Bull Bragantino x Cuiabá se enfrentaram, no Nabizão, pela 30ª rodada do Brasileirão Série A. Após um jogo com direito a primeiro gol do artilheiro da última Copinha, Massa Bruta conseguiu vencer o Dourado, de virada.
Depois deste resultado, o time mandante deu fim à sequência de nove jogos sem vencer.
Conteúdo
Melhores momentos de Red Bull Bragantino x Cuiabá
1º tempo
Inicialmente, o Red Bull Bragantino ocupava a 14ª colocação. Isto porque, após terminar nove partidas seguidas sem vencer, o time ficou cada vez mais longe da zona de classificação para a Libertadores. Dessa forma, o Massa Bruta mudou o foco, buscando evitar, agora, as últimas colocações da tabela.
Por outro lado, o Cuiabá estava na 17ª posição na tabela, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Logo, alcançar um ponto fora de casa era essencial. Ademais, o Dourado não vencia fora de casa há três meses.
Para começar o jogo, Maurício Barbieri apostou em algumas mudanças. Assim, Werik Popó, artilheiro da Copinha deste ano, apareceu como titular. Ademais, Léo Ortiz virou desfalque de última hora, após estiramento no ligamento do joelho direito. Léo Realpe entrou no lugar do capitão.
Pelo lado do Cuiabá, também houve uma surpresa. O meia Rodriguinho não foi relacionado para a partida. Segundo a assessoria do Dourado, isto ocorreu por motivos disciplinares.
Os primeiros minutos de jogo foram de bastante movimentação do time mandante. Assim, aos 7′, após cobrança curta de escanteio, Hyoran tabelou com Ramon e bateu de fora da área. Mas, o goleiro João Carlos segurou a bola.
Em seguida, o Dourado teve sua primeira chance real de marcar. Depois de receber toque de Pepê, Valdivia bateu de fora da área e a bola passou muito perto do gol.
Apesar de o Cuiabá ter adotado o esquema tático do 4-3-3, que é bastante ofensivo, quem chegava com mais facilidade na área adversária era o Red Bull Bragantino. O time visitante não conseguia encaixar a marcação nas laterais e cedia espaços pelo meio.
No entanto, aos 28′, Lucas Evangelista cometeu falta em André Luís, próximo à área. Assim, Valdivia cobrou a falta para boa defesa de Cleiton. Porém, na sequência, o goleiro cometeu falta dentro da área.
O VAR chamou o árbitro, que, ao checar no monitor, marcou o pênalti. Então, aos 33′, Deyverson converteu a cobrança e o Cuiabá abriu o placar.
Após marcar o gol, o Dourado baixou as linhas de marcação. Assim, Valdivia e André Luís começaram a atuar mais no meio de campo do que no ataque.
Para o azar do time visitante, Igor Cariús, único lateral-esquedo à disposição e que já não estava em plenas condições físicas precisou ser substituído. João Lucas, lateral-direito, entrou improvisado.
Já nos acréscimos, aos 49′, Denilson cometou falta em Artur. Aderlan cobrou rápido e tabelou com Lucas Evangelista. O meia finalizou e o goleiro do Cuiabá espalmou. No rebote, Werick Popó, estreando como titular, deixou tudo empatado.
2º tempo
Tendo em vista o equilíbrio entre as equipes, os dois treinadores realizaram mudanças com o objetivo de marcar e vencer. No Cuiabá, Camilo saiu para a entrada de Marcão Silva. Já no Red Bull Bragantino, Sorriso substituiu Helinho.
A princípio, o time mandante voltou melhor. Assim, aos 8′, Helinho ajeitou para Popó, que finalizou no meio do gol. No entanto, João Carlos defendeu tranquilo.
Depois de tanto insistir, o Red Bull Bragantino conseguiu virar o jogo. Aos 14′, Lucas Evangelista e Artur tabelaram e o atacante marcou de pé direito.
Aos 24′, antes de ser substituído, Popó ainda perdeu uma chance incrível. Alan Empereur perdeu a bola na zaga. Artur recuperou para o Massa Bruta e tocou para Popó. Mas, na hora de finalizar, o atacante furou.
Apesar de estar ganhando, o Red Bull Bragantino não desanimava na tentativa de mais um gol. Aos 35′, após mais um erro da defesa do Cuiabá, Carlos Eduardo roubou a bola e chutou forte. No entanto, a cobrança parou no travessão.
Ao final do jogo, era visível o sentimento de alívio dos jogadores e da torcida do Massa Bruta. Isto porque chegava ao fim o jejum de mais de dois meses sem vitórias.
Próximos jogos de Red Bull Bragantino x Cuiabá
Com este resultado, o Cuiabá continua, por enquanto, na 17ª posição, com 30 pontos. Já o Red Bull Bragantino subiu para a 10ª colocação, com 38 pontos. Isto pode mudar a depender dos outros jogos da rodada.
O próximo confronto do Massa Bruta ocorre no domingo (9). O time enfrenta o Coritiba, fora de casa. A partida ocorre no Couto Pereira, às 18h (horário de Brasília).
Já o Dourado tem um jogo contra o Flamengo. O embate ocorre no sábado (8), no Arena Pantanal. A partida está marcada para às 19h (horário de Brasília).
Foto destaque: Reprodução / Red Bull Bragantino