A CBF anunciou um novo regulamento com medidas sobre as divulgações em relação aos patrocínios dentro dos estádios. Dessa maneira, o objetivo desta nova regulamentação é contar com patrocinadores que sejam do Campeonato Brasileiro e também da Copa do Brasil. Essa nova regra foi estabelecida em três novos artigos.
A nova regra da CBF
Anteriormente, a CBF contava com um estilo de patrocino mais liberal, ou seja, as equipes podiam utilizar os espaços dos respectivos estádios para fazer as propagandas. Todavia, no início desta semana, um novo regulamento foi divulgado, com medidas e novas regras em torno dos patrocinadores.
Dessa maneira, a CBF tem como objetivo nesse caso impor apenas patrocínios dentro do estádio que estão envolvidos de forma direta com o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, ambas competições da Confederação Brasileira de Futebol.
Apesar disso, a CBF continua autorizando as ações de marketing das equipes envolvidas nas competições nacionais. Todavia, deverá ter permissão de até 1h30 antes do início do confronto. Além disso, as ações com sócios torcedores continuam sendo divulgadas nos estádios.
Outra mudança ocorre nas arquibancadas e cadeiras. A Confederação Brasileira de Futebol divulgou no Art. 43, que todas as ações de marketing envolvendo esses setores dos estádios estão proibidas.
A Confederação Brasileira de Futebol declarou que, em várias partes dos estádios, esse tipo de divulgação era feito com frequência, principalmente com empresas que não estão vinculadas com a entidade.
Em contrapartida, com esse novo regulamento divulgado pela CBF, algumas equipes podem sofrer consequências com alguns patrocínio. As empresas que não estão vinculadas com Confederação Brasileira de Futebol são consideradas marketing de emboscada.
Em competições da Libertadores, Sul-Americana e Recopa Sul-Americana, a Conmebol utiliza a mesma ideia, ou seja, nos jogos desses torneios, os estádio contam com apenas os patrocínios que fecharam um acordo com a entidade de futebol.
No Brasil, essa nova regra será aplicada nos jogos do Campeonato Brasileiro, na 2ª divisão da competição nacional e também nos confrontos da Copa do Brasil. As empresas que buscam divulgar a marca no estádios possuem limites medidas para as placas.
Por fim, os times brasileiros devem se adaptar ao novo estilo de divulgação, mesmo sendo usado nas competições da Conmebol, os clubes estavam com um aumento na receita nas últimas temporadas. A Copa do Brasil já teve início com alguns confrontos, e terá as novas medidas em breve. Em contrapartida, o Brasileirão série A e B devem começar já com o novo regulamento da CBF.
Foto/ Divulgação: Brasileirão Assaí