Santos e Corinthians marcam seu primeiro duelo em 2023 neste domingo (26). Válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, as equipes vem de momentos diferentes da competição e o duelo promete ser de gigantes. A vitória é muito importante para o Peixe, que se aproxima cada vez mais de uma classificação para as quartas de final, algo que não acontece há duas temporadas. Já o Timão, vem de um bom início de temporada e precisa da vitória para se manter nas primeiras posições da classificação geral. Dessa forma, relembre o último clássico alvinegro que aconteceu.
Última vez de Santos e Corinthians
Antes de iniciar a partida deste domingo (26), é válido relembrar o que aconteceu no último clássico entre Santos e Corinthians. A última vez que as duas equipes se encontraram foi em outubro do ano passado. O duelo foi pelo Campeonato Brasileiro Série A, onde também os dois times viviam momentos opostos na competição.
O Peixe tem enfrentado momentos difíceis e complicados nas últimas temporadas, a equipe ficou a maior parte do campeonato nacional de 2022 na segunda parte da tabela, em certos momentos com chance de entrar na zona de rebaixamento. Contudo, a equipe da Baixada Santista conseguiu emplacar algumas vitórias que o fez permanecer na zona de classificação para a Copa Sul-Americana e fugir do fantasma da segunda divisão.
O Corinthians apresentou uma grande evolução nas duas últimas temporadas, terminando nas primeiras posições do campeonato. Em 2021 fechou a temporada em 5º lugar com 57 pontos e no ano passado, ficou em 4º garantindo uma vaga direta para a Libertadores de 2023. Além disso, disputou a decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo, mas o rubro negro levou a melhor nas decisões de pênaltis.
A partida
O duelo Santos e Corinthians foi válido pela 36ª rodada do Brasileirão, onde o Timão garantiu a vitória por 1 x 0 dentro da Vila Belmiro. A partida foi marcada por duas expulsões, uma de cada lado, sendo o Yuri Alberto pelo Corinthians e Lucas Barbosa, do Santos.
O desempenho do Peixe, que era o mandante do jogo, foi de muitas chances criadas, mas sem conseguir mandar nenhuma bola para a rede. Já o Timão, precisou de um contra-ataque de velocidade com Roger Guedes para abrir o marcador.
Nesta temporada, o Alvinegro Praiano ainda apresenta dificuldades de finalizações para o gol, mas com a chegada de Lucas Lima, a equipe teve uma evolução na criação de jogadas, principal setor de carência do Peixe. Apesar das dificuldades do Santos, a partida promete ser um grande duelo, por conta da antiga rivalidade entre as equipes.