O que estava muito próximo, aconteceu. No início da tarde desta segunda-feira (29), o Copa Libertadores da América foi o estopim para a queda do treinador.
O assunto foi tratado com bastante cautela oficialmente pelos dirigentes do rubro-negro. Ao desembarcar no Rio de Janeiro, Marcos Braz declarou que a situação seria debatida, e aos poucos, o clube faria o planejamento adequado para a temporada de 2022. O anúncio oficial foi feito através das redes sociais do Flamengo.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que, após conversa entre as partes, o técnico Renato Gaúcho não comanda mais o time principal. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) November 29, 2021
Trabalho de Renato Portaluppi foi questionado após final da Libertadores
O ambiente envolvendo o trabalho e os resultados da comissão técnica de Renato já não era bom antes do duelo diante do Grêmio, que causou polêmica por conta de uma postura diferente da esperada. A partida, que terminou empatada pelo placar de 2×2, causou divergências nos bastidores.
Por fim, a final diante do Palmeiras em Montevidéu era tratada como decisiva para a permanência de Renato no Flamengo. Um eventual título continental seria suficiente para a manutenção do trabalho, algo que acabou não se concretizando.
Com isso, o Flamengo trabalha opções no mercado. Tido como unanimidade pela torcida, o nome do argentino Marcelo Gallardo, do River Plate, é também desejo da diretoria, que entende que existem fortes concorrentes. Outro destino bem cotado é a seleção uruguaia, que ainda pretende realizar proposta.
Antes do fim da temporada, o Flamengo se prepara para o duelo diante do Ceará, que acontece nesta terça-feira (30), pelo Campeonato Brasileiro. O interino Mauricio Souza comanda a equipe até o fim da competição, no dia 9 de dezembro.