O técnico da seleção camaronesa, Rigobert Song quebrou marca importante após a vitória de sua equipe por 1 x 0, sobre o Brasil, na tarde da última sexta-feira (2), pela última rodada da Copa do Mundo 2022. Song é o primeiro africano a vencer o Brasil como jogador e na função de técnico.
O time comandado por Song venceu a seleção brasileira, portanto não se classificou para a fase eliminatória da competição. Os camaroneses venceram a partida nos acréscimos, após gol de cabeça de Aboubakar, um dos principais atacantes da equipe.
Além desse resultado histórico da sexta-feira (2), com Song como treinador, o ex-zagueiro esteve em campo na vitória de Camarões sobre o Brasil na Copa das Confederações de 2003. O time africano venceu a partida também por 1 x 0, com Samuel Eto´o sendo autor do gol.
Recorde negativo de Rigobert Song
Apesar desse fato positivo, Song possui uma marca negativa no seu histórico como atleta. O ex-defensor foi expulso em duas Copas diferentes. Inclusive, a primeira expulsão do camaronês foi em uma partida contra o Brasil, na Copa do Mundo de 1994.
A segunda expulsão de Rigobert aconteceu na Copa seguinte, em 1998, em partida contra o Chile. O zagueiro africano acertou uma cotovelada no atacante chileno, Salas.
O recorde de expulsões em duas Copas diferentes é compartilhado com o ex-meia francês, Zinedine Zidane.
Carreira de jogador de Rigobert Song
Rigobert Song atuou como zagueiro e teve destaque sendo um dos melhores jogadores da história do Camarões. O defensor atuou por países como Itália, Inglaterra, França e Turquia. Alguns clubes em que Song se destacou foram o Liverpool, West Ham, Galatasaray, Metz e Lens.
O atual treinador da seleção camaronesa participou de quatro Copas e é o jogador que mais vezes atuou com a camisa da equipe africana, com 137 partidas. Além disso venceu a Copa Africana de Nações em duas oportunidades.
Histórico como treinador
Como treinador, Rigobert possui apenas experiências nas seleções de base de Camarões e na seleção principal. Song vem treinando as seleções sub-23 e principal, em alternância, desde 2018.