O Palmeiras vem de temporadas espetaculares nos últimos anos. Com grandes conquistas com o clube, Abel Ferreira revolucionou o futebol praticado pela equipe alviverde e para muitos já é um dos maiores técnicos do Palmeiras e um dos maiores do Brasil. Porém, o treinador é conhecido pelo seu temperamento e, vem colecionando cartões amarelos e vermelhos ao longo da sua passagem.
Segundo levantamento feito por Adelson JS, em seu Twitter, o líder em cartões para o treinador é o árbitro FIFA, Wilson Pereira Sampaio. No total foram seis cartões amarelos para Abel Ferreira e em duas oportunidades , nos duelos contra Flamengo e Santos, os amarelos acabaram virando vermelho. Em seguida vem Sávio Pereira Sampaio, também árbitro FIFA, que aplicou quatro amarelos, sendo que no duelo contra o Fortaleza, Abel Ferreira foi expulso.
Sávio Pereira Sampaio que tem um alto índice de cartões aplicados ao longo das partidas. No último jogo em que apitou, quando foi árbitro de Palmeiras e Fortaleza, Sávio aplicou cinco cartões para os atletas que atuaram na partida. Nos últimos anos, o recorde de cartões em uma única partida foi em Estudiantes e Tachira, pela Sul-America, quando aplicou impressionantes oito cartões.
Já Wilton Pereira Sampaio, assim como seu irmão, tem uma média alta, de quase cinco cartões por jogo. Para se ter uma ideia, no jogo entre Goiás e Atlético Goianiense, pela final do Campeonato Goiano, foram nove amarelos e um total de 14 cartões distribuídos ao longo do jogo, que contou com cinco expulsões.
Abel Ferreira foi expulso mais de oito vezes enquanto foi treinador da equipe alviverde e com mais de 42 cartões aplicados para o comandante. A média é de pelo menos um cartão em quatro partidas, uma das mais altas do futebol brasileiro.
Abel Ferreira no Palmeiras
Contratado em 2020, o comandante levantou em duas oportunidades a Libertadores, uma vez a Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, dois Paulistões, um brasileiro e uma Supercopa do Brasil.