Um dos maiores clubes do futebol mundial, o River Plate, da Argentina, atingiu uma marca histórica nesta sexta-feira (4). O time chegou a impressionantes 336 mil sócios. Com este número, o clube atinge a marca de segunda equipe no mundo a ter o maior quadro de sócios e também tem uma maiores médias de público do planeta, com 82 mil torcedores por jogo. Os números deixam para trás clubes como Flamengo e Corinthians.
O River Plate confirmou através de suas redes sociais que chegou a marca de 336 mil sócios torcedores.
É o maior clube da América em números de ST e o segundo maior do mundo. É simplesmente surreal!!
Outro detalhe, o River Plate tem a maior média de público da América do Sul,… pic.twitter.com/VhdYuFmemD
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) August 4, 2023
Crescimento do número de sócios do River Plate é impressionante
Ainda este ano, o Diário Olé, principal portal de notícias da Argentina, fez um levantamento do número de sócios das principais equipes do planeta. O River Plate aparecia com “apenas” 250 mil sócios, atrás de Benfica (290), Boca Jrs (300) e Bayern de Munique (320). Com esses números, o clube argentino também tem uma arrecadação absurda de bilheteria durante seus jogos.
O Barcelona, um dos maiores clubes do mundo, tem em média 83 mil pessoas de público quando joga em casa, contra 82 mil do River Plate. Os números dos argentinos são superiores, por exemplo, a Borussia Dortmund, com 80 mil, e Bayern de Munique, que tem 75 mil pessoas de média durante suas partidas.
A folha salarial do clube também chama a atenção. Somando todos os atletas do elenco, os gastos com vencimentos de jogadores está entre 12 à 13 milhões de reais. Os números por exemplo são próximos de Grêmio e Internacional, mas inferiores a Corinthians, Santos, Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo.
Faturamento do River Plate também é alto
Segundo dados da Conmebol, os argentinos faturaram na última temporada algo próximo dos 50 milhões de reais, superior a 250 milhões por ano de faturamento. Em 2019, por exemplo, os argentinos chegaram a incrível marca de 84 milhões de dólares, quase meio bilhão de reais por temporada, o que explica o alto investimento em futebol nos últimos anos. O clube que recentemente anunciou Lanzini, que estava no West Ham. Valor total do elenco do River é de quase 500 milhões de reais, segundo o Transfermatk.