Tudo “vermelho e branco” e na “paz”! Assim foi o final de uma novela que parecia não chegar ao seu último capítulo, mas graças aos deuses do futebol, acabou.
Estamos falando da incrível e inédita final da Libertadores da América – que pela primeira vez em sua história teve uma decisão fora da América do Sul e com os dois maiores times da Argentina. Boca Junior e River Plate decidiram a grande final da Libertadores 2018 fora de sua terra – fora da alçada da Conmebol e tudo transcorreu conforme planejado, em um campo neutro no continente europeu.
A grande final da “Taça Libertadores da América” pela primeira vez em sua história teve uma decisão em campos europeus, mais claro – no Santiago Bernabéu, na Espanha, onde após ver o Boca Junior abrir o placar na etapa inicial, com o jogador marcado para quem sabe ser o protagonista dos “Xeneizes” e do torneio (Benedetto), viu o River Plate empatar na segunda etapa com Lucas Pratto, o jogador mais caro da história do clube (custou US$ 11,5 milhões aos cofres do “Milionário” como é chamado o River, na Argentina).
Com o golaço de Lucas Pratto aos 22 minutos da segunda etapa, a partida acabou indo para a prorrogação, onde Quintero e Pity Martinez selaram a vitória do River Plate por 3 a 1 e consequentemente a conquista da “taça” mais importante do continente sul-americano.
O grande nome da partida, que nos tempos de criança era torcedor do Boca Juniors e por onde chegou a fazer duas partidas pelos profissionais, em 2009, resumiu assim a emoção de levantar a taça da Libertadores da América 2018:
“Na medida em que o tempo passe, iremos ter mais claro o que conseguimos. Ganhar a Libertadores, contra o maior rival da história do clube… e depois de tudo que aconteceu, da suspensão do jogo, de terem tirado a partida da nossa casa; é incrível”, descreveu o atacante que no Brasil defendeu as cores do São Paulo.
Com a conquista da Libertadores, o River Plate agora vai direto para os Emirados dos Árabes Unidos, onde em Al Ain, contra o Espérance de Tunis, Al Ain ou Team Wellington, irá fazer a sua estréia no “Mundial de Clubes”, marcado para o próximo dia 18 deste mês. Se passar, poderá decidir a competição com o Real Madrid, que encara o vencedor de Kashima Antlers ou Chivas Guadalajara.